Calendário de licenciamento de veículos para 2020 é liberado - ES360

Calendário de licenciamento de veículos para 2020 é liberado

As datas de pagamento serão definidas de acordo com o número final da placa do veículo

Calendário de licenciamento de veículos para 2020 é liberado. Foto: Divulgação/Detran-ES
Calendário de licenciamento de veículos para 2020 é liberado. Foto: Divulgação/Detran-ES

O calendário de vencimento do Licenciamento Anual e fiscalização do exercício de 2020 foi divulgado nesta quarta-feira (18) pelo Detran-ES (Departamento de Trânsito do Espírito Santo). Assim como nos anos anteriores, as datas de pagamento serão definidas de acordo com o número final da placa do veículo, seguindo o calendário de vencimento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

> Confira o calendário de vencimento do Licenciamento

O Detran-ES informou que os proprietários de automóveis, motocicletas, ciclomotores, caminhonetas, utilitários, motor-casa, entre outros, que optarem pelo pagamento da cota única do IPVA e também os veículos isentos de IPVA deverão pagar o licenciamento no mês de abril do próximo ano, quitando o imposto e o licenciamento, juntos. Aqueles que efetuarem o pagamento em cota única até a data do vencimento terão 5% de desconto no IPVA. Para os que preferirem parcelar o IPVA, o pagamento do licenciamento poderá ser feito junto com a quarta e última cota do Imposto, no mês de julho de 2020.

Já os proprietários de caminhões, ônibus, micro-ônibus e caminhões trator, que optarem pelo pagamento da cota única do IPVA, com desconto de 5%, e os veículos isentos de IPVA, o vencimento do licenciamento terá início no mês de março e vai até julho, de acordo com o final da placa. Os proprietários dos veículos pesados também podem optar por dividir o IPVA em duas parcelas e quitar o licenciamento junto com a segunda cota do imposto.

> Detran-ES apresenta inovação que agiliza o processo de emissão da CNH

O Detran-ES destaca que o licenciamento é uma permissão para trafegar em vias públicas com o veículo, sendo comprovado por meio do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), seja o documento físico ou o digital. Além disso, todos os veículos devem renovar o licenciamento anualmente, com o recolhimento de impostos, taxas e multas devidas pelo proprietário.> Detran-ES oferece serviço de Indicação de Condutor on-line

O calendário de fiscalização do licenciamento tem início no dia 28 de agosto para os veículos leves, como automóveis, motocicletas, ciclomotores, caminhonetas, utilitários e motor-casa. No dia 17 de setembro, será para veículos pesados, como caminhões, ônibus e micro-ônibus.

Emissão dos boletos

Assim como nos últimos anos, em 2020 os documentos únicos de arrecadação (DUAs) para o pagamento do IPVA e do Licenciamento Anual não serão enviados aos contribuintes pelos Correios. Devem ser impressos exclusivamente no site do Detran-ES, na área de ‘Veículos’, na opção ‘Emissão de boleto de Licenciamento’.

Versão eletrônica

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, o CRLV Digital, é disponibilizado no aplicativo ‘Carteira Digital de Trânsito’ (CDT).  A versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico. O documento estará disponível no aplicativo logo após a quitação dos débitos relativos ao Licenciamento Anual do veículo.

Mais notícias
Bem-estar

A Escola Bíblica Dominical sob a perspectiva da Igreja Cristã Maranata

Dia a dia

Unipró lança curso de preparação para o Ifes 100% online

Dia a dia

Espírito Santo registra 20 mortes por covid-19 em 24 horas

Dia a dia

Governo do ES amplia funcionamento de comércio e restaurantes