BR-101 terá desvios para a construção de viaduto em Cariacica - ES360

BR-101 terá desvios para a construção de viaduto em Cariacica

A mudança será no sentido Viana devido às obras do novo viaduto no quilômetro 293, na altura dos bairros Nova Valverde e Santana

Quilômetro 293,2 da BR 101, na altura dos bairros Nova Valverde e Santana, em Cariacica. Foto: Divulgação/Eco101
Quilômetro 293,2 da BR 101, na altura dos bairros Nova Valverde e Santana, em Cariacica. Foto: Divulgação/Eco101

 

A partir da manhã da próxima segunda-feira (3), a Eco101 vai desviar o tráfego na BR-101, em Cariacica. A mudança será no sentido Viana devido às obras do novo viaduto no quilômetro 293, na altura dos bairros Nova Valverde e Santana.

A Eco101 informou que o trânsito da pista central, no sentido Viana, será desviado para a pista lateral. Além disso, no trecho existe um cruzamento semaforizado, que permite o retorno do sentido norte para o sul, no quilômetro 293. Com o início do desvio, este retorno será bloqueado e os motoristas deverão realizar a manobra um quilômetro à frente, no quilômetro 292, onde fica o acesso aos bairros Santo Antônio e Bubu, e próximo ao Viaduto do Tabajara.

A concessionária explica que as modificações são necessárias com o objetivo de liberar frentes para a execução das fundações do viaduto, que servirão como base de sustentação das estruturas no solo. É importante lembrar que o trecho estará devidamente sinalizado para orientar os usuários.

Quilômetro 293,1 da BR 101, na altura dos bairros Nova Valverde e Santana, em Cariacica. Foto: Divulgação/Eco101
Quilômetro 293,1 da BR 101, na altura dos bairros Nova Valverde e Santana, em Cariacica. Foto: Divulgação/Eco101

 

Novos viadutos

A Eco101 vai construir dois novos viadutos nos quilômetros 293 e 293,8. As estruturas vão eliminar dois cruzamentos existentes nas proximidades do bairro Nova Valverde e Santana, permitindo maior fluidez e segurança para o tráfego, além de mais segurança para os pedestres que atravessam a rodovia. As obras, que têm previsão de conclusão em maio de 2021, fazem parte da ampliação, melhoria e duplicação da BR-101 e demandam investimentos da ordem de R$ 19,5 milhões, com geração de cerca de 100 empregos, entre diretos e indiretos.

No quilômetro 293, o cruzamento semaforizado será eliminado com o alteamento da BR-101 por meio de aterros no sistema “terra armada”. A construção deste viaduto, que terá cerca de 20 metros de comprimento, será feita no topo desses aterros. Ao final, a estrutura permitirá que o trânsito de veículos e pedestres do bairro flua pelas vias laterais e sob a BR-101.

No quilômetro 293,8, o viaduto terá aproximadamente 35 metros e será construído sobre a pista existente. A estrutura vai permitir que motoristas façam retornos seguros em ambos sentidos e os pedestres vão poder atravessar a pista sobre a rodovia. Neste trecho específico, não haverá alterações no tráfego.

Mais notícias
Dia a dia

Começa vacinação de idosos acima de 80 anos. Veja datas

Dinheiro

Espírito Santo terá loteria estadual até julho

Dia a dia

Mais de 117 mil pessoas receberam 1ª dose da vacina no ES

Dia a dia

Saiba como funciona bafômetro que identifica álcool no ar