Bolsonaro tuíta exoneração de Valeixo e diz que nomeação cabe ao presidente - ES360

Bolsonaro tuíta exoneração de Valeixo e diz que nomeação cabe ao presidente

A decisão da saída do agora ex-diretor foi oficializada no Diário Oficial da União desta sexta. A publicação não traz o nome do substituto

O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais nesta sexta-feira, 24, para falar pela primeira vez sobre a exoneração de Maurício Valeixo do cargo de diretor-geral da Polícia Federal. A decisão da saída do agora ex-diretor foi oficializada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta.

> Moro confirma a pessoas próximas que deixará o governo

Pelo Twitter, Bolsonaro citou a Lei 13.047, de 2014, que reorganiza a carreira de policiais federais. O chefe do Executivo destacou o artigo da legislação que prevê que o cargo de diretor-geral da instituição é “nomeado pelo presidente da República”. A publicação acompanhava foto do decreto de exoneração de Valeixo com o trecho “EXONERAR, a pedido” destacado em amarelo.

A publicação de Bolsonaro pode ser entendida como um recado para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, que ameaça deixar o cargo caso não possa indicar o substituto para a vaga de Valeixo. A divergência com o presidente deu início a mais uma crise no governo. Valeixo foi indicado por Moro e era um homem de confiança do ministro.

A publicação de hoje do DOU não traz o nome do substituto do diretor. A lei define que a indicação de um nome para o cargo seja feita pelo presidente, mas tradicionalmente a escolha tem sido feita pelo ministro da Justiça.

Estadão Conteúdo


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Pandemia: veja as regras para realização de eventos sociais no Espírito Santo

Dia a dia

Covid: pesquisadora sugere mudança em painel após ampliação de testagem

País

Em evento do PT, Dino e Freixo pedem união da esquerda já nas eleições 2020

País

Denatran oferece função de pagamento de multas por aplicativo