Blitz contra a folia: agentes vão fiscalizar e impedir aglomerações na GV
Mesmo sem a folia oficial, o Governo do Estado decretou ponto facultativo nos dias 15 e 16 de fevereiro, segunda e terça-feira

As prefeituras da Grande Vitória vão intensificar fiscalizações e ações conjuntas para coibir aglomerações nos dias de carnaval. Ações educativas, proibição de blocos de rua e fiscalização de bares e restaurantes estão entre as medidas para prevenção e contenção de aglomerações e festas clandestinas.
Mesmo sem a folia oficial, o Governo do Estado decretou ponto facultativo nos dias 15 e 16 de fevereiro, segunda e terça-feira.
Em Vila Velha estão proibidos blocos de rua, festas e reuniões que gerem aglomerações. A prefeitura irá realizar uma ação integrada composta pela Guarda Municipal, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, Posturas e Meio Ambiente. Estão previstas ações educativas na orla e dentro dos bairros, com orientação e distribuição de máscaras e álcool em gel.
De acordo com a prefeitura, ainda haverá fiscalização em restaurantes e bares, para evitar a realização de eventos e festas clandestinas, além de ações no trânsito. Moradores também poderão acionar a Guarda Municipal pelo telefone 3219-9929 ou a Ouvidoria pelo 162 para evitar aglomerações e fazer denúncias.
Na Serra, os dias de carnaval não serão considerados como pontos facultativos. Estão ainda suspensas todas as festas, blocos de rua, trios e carros ou caixas de som. A população pode denunciar festas e aglomerações através da Ouvidoria, no telefone 162.
De acordo com a prefeitura, já estão sendo realizadas fiscalizações em bares, restaurantes, lojas de conveniência, distribuidoras de bebidas alcoólicas e casas de shows e eventos. Além de ações integradas com o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal para orientação da população.
Em Cariacica, estão proibidos blocos, festas e carros de som. A prefeitura irá realizar fiscalizações integradas com o apoio das forças de segurança. Denúncias de aglomerações poderão ser realizadas pelo 0800 283 9255, que funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 6h e aos finais de semana e feriados, 24h. A prefeitura ainda está acompanhando as redes sociais para evitar a realização de festas clandestinas.