fbpx

Bem-estar

Os malefícios da língua presa e a vantagem da laserterapia

Médica explica como a língua presa pode afetar a vida dos bebês e os mitos que existem sobre o tema

Publicado

em

Teste de linguinha deve ser feito em bebês em até 24 horas após nascimento. Foto: @satura86/ Freepik

Há sete anos, desde o fim de 2014, a lei federal (nº 13.002/2014) tornou obrigatória a realização em todos os hospitais e maternidades públicos e privados do país do “teste da linguinha”. O exame, que deve ser feito em até 24 horas depois do nascimento do bebê, tem por objetivo detectar alterações no frênulo — membrana que liga a língua ao assoalho da boca —, também conhecido como freio lingual, o que significa, a famosa “língua presa”. E o teste se faz pela importância de evitar futuros problemas para o bebê. Porém, muitos pais não conhecem a possibilidade da cirurgia a laser, sendo recomendada a Frenuloplastia, que é feita no hospital com anestesia geral e permite reconstruir o músculo da língua, procedimento qual é indicado a partir dos seis meses de idade e o tempo médio de recuperação é de dez dias, com pontos, pós-operatório dolorido.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A odontopediatra Lara Miranda Damasceno, com habilitação em laserterapia, explica que a língua presa pode prejudicar a amamentação entre outros, e deve ser realizado o quanto antes após nascimento, de preferência em recém-nascido.

“O frênulo ou freio lingual é uma estrutura anatômica presente embaixo da língua, que, quando limita os movimentos básicos da língua, originará, diversas consequências deletérias a todo desenvolvimento estrutural e funcional, de todas as estruturas da face, refletindo em funções como: Respiração, sucção do leite materno, deglutição, digestão, fala, sono, e futuramente, (adolescência e juventude) podendo colocar a criança em condição de sofrer bullying, por ter efeito sonoro na fala, ocorre a alteração na língua”.

Confira algumas orientações

1- Uma vez diagnosticada a necessidade da frenectomia, após teste da linguinha, ela deve ser prontamente executada, o mais cedo possível.

2- Uma das  maiores causas de abandono a amamentação materna é a  língua presa,pois a mãe sente dor. A mama fissura e o bebê não consegue ter uma nutrição ideal por uma sucção ineficiente.

3- A  frenectomia lingual a laser é a melhor opção em qualquer idade e principalmente para recém nascidos, pois é uma cirurgia rápida, sem sangramento, sem sedação, sem necessidade de pontos, e um pós operatório muito tranquilo.

4 – Não precisa de intervenção cirúrgica em ambiente hospitalar: Da cadeira odontológica para o seio da mãe.

5- A frenectomia lingual a laser pode e deve ser feita em qualquer idade, pois os ganhos são visíveis.

Mitos a respeito do tema

1- O freio não se soltará sozinho, pelo contrário, ficará mais resistente devido à fibrose ocorrida por excesso de alongamento ou tentativa de movimentação efetiva da língua.

2- O fato do recém-nascido ganhar peso não descaracteriza ou adia a real necessidade da frenectomia, pois os efeitos deletérios já começam a firmar, se, podendo ser a curto, médio e longo prazo.

Mais detalhes

1-  Não  é só um pique,

2- Não é só uma “pelinha” debaixo da língua,

3- Não está deixando de comprometer e atrapalhar várias outras funções da língua, só porque o bebê está ganhando peso.

4 – O frênulo lingual não irá regredir sozinho, pois isso acontece no período gestacional e não se rompe sozinho.

5 – O frênulo submucoso também precisa ser removido, pois com tempo ele ficará fibroso e mais limitante para funções da língua.

6 – O teste da linguinha é obrigatório em qualquer instituição que faça partos, seja público ou privada.

7 – A cirurgia deve ser feita por um profissional especialista, que tenha conhecimento e condição para não só ver, mas principalmente, enxergar a língua como responsável por várias funções, e o frênulo lingual como causador de problemas a curto, médio e longo prazo para o bebê e para as mamães, comprometendo qualidade de vida física e emocional.

8 – Quando se tem conhecimento e passa orientação adequada, evita, além de danos físicos, o dano emocional, pois uma mãe que sofre para amamentar e ou deixa de amamentar, há o abalo emocional e o bebê perde o alimento mais importante para o seu início de vida.

E o que muita gente também não sabe:

A anquiloglossia é hereditária. Se o pai ou a mãe, ou o dois tem língua presa, o bebê terá dentro de algum grau.