BBB 12, A Fazenda e Fla estão entre mais citados do ano no Twitter - ES360

BBB 12, A Fazenda e Fla estão entre mais citados do ano no Twitter

A rede social divulgou na última segunda-feira (7) o relatório anual de termos, emojis e pessoas mais citadas nas publicações de 2020

Retrospectiva dos assuntos de televisão e filmes de 2020 no Twitter (Reprodução: Twitter)
Retrospectiva dos assuntos de televisão e filmes de 2020 no Twitter (Reprodução: Twitter)

Há mais uma década, a rede social Twitter divulga seu relatório anual, recapitulando as tendências, os momentos e os memes que dominaram a rede social naquele ano. Entre os assuntos de televisão e filmes discutidos globalmente, este ano os reality shows Big Brother Brasil 12 e A Fazenda aparecem em 1º e segundo lugares.

O Flamengo, que teve seus altos e baixos em 2020 após a excelente temporada de 2019 comandado pelo português Jorge Jesus, aparece na 7ª colocação entre as equipes esportivas mais comentados da rede social.

Mesmo com a pausa que todos as práticas esportivas sofreram durante a pandemia e as diferenças estabelecidas quando retornaram, elas ainda geraram quase 2 bilhões de tuítes sobre o assunto. Sem fãs nos assentos e nos bares, as pessoas se viraram para as comunidades esportivas nas redes sociais para compartilhar suas opiniões e emoções, inclusive frustrações.

Times esportivos mais citados no Twitter em 2020 (Reprodução: Twitter)
Times esportivos mais citados no Twitter em 2020 (Reprodução: Twitter)

A morte do jogador de basquete pelo Los Angeles Lakers, Kobe Bryant, também mobilizou os usuários da rede. O atleta e a filha de 13 anos perderam a vida em um acidente trágico de helicóptero no início do ano. O tuíte do ex-presidente Barack Obama que homenageia o jogador foi um dos mais compartilhados de 2020.

Luto e #Covid19

O mundo viu perdas irreparáveis mas também atos de grande coragem. Os tuítes mais compartilhados e curtidos do ano resume boa parte de 2020: perda, contemplação, distração. O mundo ficou de luto pela morte do ator Chadwick Boseman, fazendo o tuíte de anúncio de sua morte o mais compartilhado do ano e o mais curtido de todos os tempos.

Não há surpresas quando o assunto é a hashtag mais usada no ano: foi a #COVID19. Não apenas foi a mais usada, tuitada quase 400 milhões de vezes, mas também serviu de exemplo para a mudança na forma de tuitar sobre qualquer outro tópico. Com a maior parte do mundo ficando mais em casa – #StayHome (FiqueEmCasa) foi a 3ª hashtag mais usada do ano – nós vimos também uma mudança de hábitos políticos no Twitter.

Mudanças sociais

Seguido de #COVID19, a segunda hashtag mais utilizada no ano foi #BlackLivesMatter. O mundo se mobilizou e amplificou a necessidade por igualdade e justiça social após a morte de George Floyd, a terceira pessoa mais citada em tuítes globalmente.

As pessoas continuaram a usar o Twitter para tentar promover a justiça através de mudanças políticas e sociais, interagindo com líderes mundiais. Mais de 700 milhões de tuítes foram enviados em 2020 sobre eleições ao redor do mundo e Donald Trump, Joe Biden, Barack Obama, Narendra Modi e Kamala Harris estão entre as figuras políticas globais mais citadas em tuítes.

O tuíte onde a vice-presidente eleita, Kamala Harris, informa a Joe Biden por telefone o resultado das eleições americanas também foi um dos mais compartilhados e curtidos do ano. O presidente derrotado na reeleição, Donald Trump, continuou sendo a figura mais citada na rede social.

Pessoas mais citadas em tuítes de 2020. (Reprodução: Twitter)
Pessoas mais citadas em tuítes de 2020. (Reprodução: Twitter)

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

ES prevê ampliar leitos de UTI para covid-19 até a primeira semana de fevereiro

Dia a dia

Estado cria “vacinômetro” para acompanhar imunização em tempo real

Dia a dia

ES avalia vacina obrigatória para trabalhadores da Saúde

Dia a dia

Maranata cria atendimento médico online para fieis com suspeita de Covid-19