Bares e comércio vão poder abrir normalmente em Vila Velha - ES360

Bares e comércio vão poder abrir normalmente em Vila Velha

Com a entrada em risco baixo para covid-19, comércio, shoppings, restaurantes e bares podem funcionar em horário normal, mas com restrições de distanciamento

A partir da próxima segunda-feira, bares, restaurantes, shoppings e o comércio vão poder voltar a funcionar em horário normal em Vila Velha. O município caiu para risco leve de contágio da covid-19 no Mapa de Risco do governo do Estado. Vitória e Serra já tinham entrado para o risco baixo na semana passada e continuam na mesma categoria nesta semana, portanto com bares e comércio liberados para funcionar em horário normal, inclusive à noite.

Na Grande Vitória, Cariacica ainda está em risco moderado e, por isso, precisa manter bares fechados e restaurantes não podem funcionar à noite. O comércio também só pode funcionar até as 16h no município.

O Mapa de Risco nesta semana também não traz nenhum município com risco alto de contágio. Na semana passada só São Mateus e Ibatiba tinham mais restrições de funcionamento das atividades econômicas. No mapa divulgado pelo governador Renato Casagrande, 39 municípios estão em risco moderado e outros 39 em risco leve.

“Não temos nenhuma cidade em vermelho, isso mostra que estamos avançando, mas a gente continua ainda num grau de risco, porque estamos perdemos muitas pessoas. Nossa média móvel de 14 dias está em 13 óbitos ao dia; e a de sete dias está em 11. Ainda estamos perdendo em média 12 pessoas por dia. É número muito grande. Muitos passaram o final de semana visitando o Espírito Santo e muitos capixabas foram às praias, em eventos sócias e nas regiões de montanhas. O que estamos apelando ainda é para todos tomemos cuidado. Estamos melhorando, mas para que possamos continuar melhorando, precisamos tomar cuidado”, pediu.

Em risco baixo, os restaurantes e bares podem funcionar à noite todos os dias da semana e o comércio em horário normal, mas mantendo as medidas de segurança como distanciamento social e também o uso de máscaras. Os shoppings, galerias e centros comerciais têm que funcionar com metade da ocupação. Atividades esportivas aeróbicas coletivas em locais abertos também ficam liberadas.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade passa a considerar a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:


RISCO MODERADO:
Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Laranja da Terra, Linhares, Marataízes, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, São José do Calçado, São Mateus, Sooretama, Vargem Alta e Vila Pavão.

RISCO BAIXO:
Afonso Cláudio, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Ibiraçu, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Muqui, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Mundo

Ataque a faca deixa ao menos dois mortos na França; suspeito foi preso

Dia a dia

Veja como está o funcionamento das consultas eletivas em Vitória

País

PF mira propinas para servidores de estatal de tecnologia e desvios em banco

Dinheiro

Receita começa a enviar cartas a contribuintes na malha fina