Balanças rodoviárias vão funcionar em 90% do dia - ES360

Balanças rodoviárias vão funcionar em 90% do dia

A medida é uma determinação do MPF-ES após audiência de conciliação com a ANTT e deve entrar em funcionamento dentro de 120 dias

Postos terão novo horário de fiscalização em até 120 dias. Foto: PRF/Divulgação
Postos terão novo horário de fiscalização em até 120 dias. Foto: PRF/Divulgação

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) terá 120 dias para colocar as balanças de pesagem de veículos em funcionamento em pelo menos 90% do dia. A medida foi informada durante audiência de conciliação com o MPF-ES (Ministério Público Federal do Espírito Santo), realizada na última terça-feira.

> Estado é o 4º do país com mais acidentes a cada 100 km

Em levantamento, o MPF-ES aponta que uma das balanças, em Linhares, só funciona oito horas por dia e, eventualmente, no período noturno. A outra, em Rio Novo do Sul, opera somente entre 6h e 15h. Já o posto de pesagem da Serra tem horário de funcionamento entre 7h e 20h. O de Viana não está funcionando.

A Procuradoria pediu que fossem adotadas as providências necessárias para o funcionamento 24h da fiscalização de excesso de peso nos postos da BR-101.

Segundo o MPF-ES, além de se comprometer a colocar as três balanças para funcionarem em 90% do dia, em horários alterados, para dificultar a fuga da pesagem, em 10 dias a agência terá que apresentar informações sobre o andamento do processo de incorporação da obra do posto de Viana no contrato de concessão.

A ANTT foi procurada para se manifestar e detalhar o projeto do posto de Viana, mas não deu retorno até o fechamento desta edição.

Mais notícias
Dia a dia

Apenas 3 municípios do ES aderiram à compra direta de vacinas

País

MP encerra grupo que investigava Flávio Bolsonaro

Dia a dia

Covid: imunidade comprometida e infecção longa podem ser explicação para mutações

Dia a dia

Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência