Bairro da Penha vai entrar em ritmo acelerado - ES360

Bairro da Penha vai entrar em ritmo acelerado

A 11ª edição do tradicional Rolimã Racing vai reunir 50 participantes neste fim de semana, dias 14 e 15

Vai ser dada a largada para o tradicional Rolimã Racing no Bairro da Penha, em Vitória, às 10 horas, neste domingo (15). A prova, que chega a sua 11º edição, contará com cerca de 50 participantes que vão se desdobrar em manobras e adrenalina na descida dos 300 metros de ladeira.

Os participantes, entre homens e mulheres, são divididos em grupos de três ou quatro inscritos. Dois desses passam de fase e um sempre será eliminado, até chegar a grande final, com os três últimos.

A competição já ganhou espaço no calendário da comunidade da Penha e domingo mostrará que o bairro pode ser visto muito além da violência – motivo pelo qual muitas das vezes ele é lembrado -, explica um dos organizadores do Rolimã Racing, Sérgio Santana.

> Corrida de Rolimã leva adrenalina à bairro de Vitória no domingo

“Vamos para a 11ª edição de um campeonato que já virou uma tradição da nossa cidade. Ele movimenta nosso bairro, traz alegria e diversão para nossa comunidade. Muitas pessoas vêm para rever os amigos. Muita gente tem só uma visão negativa do complexo da Penha, mas temos muita coisa boa aqui e a competição mostra isso. Além de movimentar com a economia local, com barraquinhas de comidas, bebidas”, conta Santana.

Rolimão Racing acontece no Bairro da Penha, em Vitória, neste domingo (15). Foto: Seges/PMV
Competidores precisam usar equipamento de segurança. Foto: Seges/PMV

Regras

Para não ser eliminado, o piloto precisa estar atento a algumas regras, como não impulsionar o carro com as mãos no chão, após o limite delimitado pela organização, e não ter uma conduta que prejudique os outros participantes.

“A organização acompanha todo o trajeto e os competidores estão sujeitos a penalidades. Não se pode empurrar, ou encostar de forma proposital em um adversário. Todos precisam usar material de segurança, caso contrário são eliminados”, destaca Sérgio Santana.

Não haverá premiação em dinheiro, como explica o organizador, mas há um troféu bastante simbólico para a comunidade. “O vencedor vai receber o troféu Emerson Reis, que foi quem idealizou o Rolimã Racing e hoje infelizmente já não vive mais entre a gente. Vamos homenagear também outro fundador, o Márcio Oliveira, que também já faleceu. Temos ainda a premiação para a melhor fantasia, já que alguns competidores se vestem para a disputa. É sempre muito engraçado.”

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Antônio Francisco Louzada Gomes, o evento tem, além do propósito de divertir, fortalecer as comunidades com práticas esportivas. “É importante mantermos a tradição dos eventos esportivos e o município tem a intenção de nortear a integração das comunidades. Nós apoiamos diversos eventos em Vitória e o esporte tem como princípio, além do lazer, proporcionar a saúde mental nas pessoas, melhorar a autoestima, diluindo as chances de várias doenças, como os problemas vasculares, psicológicos, além de tirar o jovem do caminho ruim”, completa.

Rolimão Racing acontece no Bairro da Penha, em Vitória. Foto: Seges/PMV
Competição acontece na rua Engenheiro Rubens Bley. Foto: Seges/PMV

Decisão

O campeonato será decidido em um só dia, no domingo, mas no sábado os “carros” fazem um treino de reconhecimento da pista. Não conta como classificação, mas é válido para os participantes se inteirarem do local de prova e das condições dos equipamentos.

Sérgio destaca que há muita rivalidade entre as equipes e que a torcida também faz seu espetáculo à parte.

“Há duas equipes, em especial, que travam uma disputa bem acirrada. E a rivalidade sadia deixa o evento ainda mais interessante. A torcida vibra muito com a passagem dos carros. É uma festa!”

O secretário de esportes de Vitória ressalta que outros eventos em diferentes bairros já fazem parte do calendário da cidade. “Temos muitos campeonatos e ações em prol do esporte na nossa cidade. Apoiamos, por exemplo, a Copa Vitória de Comunidades, que conta com 32 clubes de 24 bairros. Temos muitos outros projetos em andamento e que serão colocados em prática com a intenção de expandir cada vez o esporte.”

CONFIRA

11ª Edição do Rolimã Racing

SÁBADO

Haverá treino de reconhecimento da pista do evento.

DOMINGO

Horário: a partir das 10 horas

Endereço:rua Engenheiro Rubens Bley, no Bairro da Penha, em Vitória.

REGRAS

– Ser maior de 18 anos;

– Equipamentos de segurança: luvas, joelheiras, capacetes, tornozeleiras e cotoveleiras;

– Se houver empurrão ou batidas intencionais, o participante será eliminado;

– O impulso com as mãos no chão só poderá ser feito até o limite de demarcação da prova.

Mais notícias
Dia a dia

ES registra 9 óbitos e 1.089 casos de covid-19 em 24h

Dia a dia

hacker preso no ES pela PF paga fiança e é solto

Tec

Satélite brasileiro será lançado na madrugada deste domingo

Dia a dia

Com ações inclusivas, Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência