Assembleia aprova lei que prevê uso de capacete em patinete - ES360

Assembleia aprova lei que prevê uso de capacete em patinete

Projeto aprovado pelos deputados estaduais segue para análise do governador Casagrande. Patinetes já operam em Vitória e Vila Velha

A Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei que estabelece regras para a utilização e circulação de veículos cicloelétricos e ciclomotores, como patinetes e bicicletas elétricas, na Grande Vitória.

A matéria recomenda a utilização de capacetes no uso dos veículos e permite a circulação somente em áreas destinadas a pedestres, ciclovias, ciclofaixas, vias primárias e vias secundárias.

De acordo com a projeto, a velocidade máxima deve ser de 6 km/h nos espaços para pedestres e 20 km/h nos demais locais. Nas vias primárias, a circulação é autorizada apenas quando forem destinadas ao lazer e estiverem com fluxo interrompido para veículos.

Os equipamentos deverão ter indicador de velocidade, campainha e sinalização noturna, dianteira, traseira e lateral. Por fim, define que as dimensões desses veículos devem ser inferiores a de uma cadeira de rodas.

A matéria foi aprovada com emenda substitutiva das comissões de Cidadania, Mobilidade Urbana e Finanças. Agora, segue para a sanção do Governador Renato Casagrande.

Na região metropolitana, Vitória e Vila Velha já regulamentaram o uso de patinetes elétricos nas cidades.

Mais notícias
Esportes

Para Colômbia, é ‘improvável’ receber voo da Seleção Brasileira

Política

Cartório 'censura' escritura da mansão de Flávio Bolsonaro

Dia a dia

Governo do ES abre mais de 10 leitos de UTI em Vitória

País

Maioria dos bares respeita restrição no Rio