As canoas havaianas vão invadir a Ilha neste sábado - ES360

As canoas havaianas vão invadir a Ilha neste sábado

Campeonato Va’a Pro Brasil será realizado na Curva da Jurema

Campeonato de Canoa Havaiana acontece em Vitória. Foto: Divulgação
Saída das canoas acontece na Curva da Jurema, em Vitória. Foto: Divulgação

Após passar pelo litoral de São Sebastião, em São Paulo, o Campeonato Brasileiro de canoas havaianas está prestes a conhecer seu time vencedor. A segunda e última fase do Va’a Pro Brasil (va’a é canoa em havaiano), como é oficialmente conhecido, será sediada na Curva da Jurema, em Vitória, neste sábado (14).

A estimativa é que 600 atletas de todo o país participem da competição, divididos em times feminino e masculino, e 10 categorias por faixa etária. A modalidade é OC6, ou seja, com seis competidores na mesma canoa.

Nesta edição, serão três circuitos: de 6km, 12km e 24km. O trajeto tem início em uma arena montada para o público, próxima à Praça dos Desejos, contorna a Ilha do Frade e retorna ao ponto de partida.

A equipe que completar o percurso em primeiro lugar é a campeã. Além das medalhas, os vencedores são automaticamente classificados para disputar o Campeonato Sul-Americano de Va’a, em novembro, na Ilha de Rapa Nui, no Chile.

A programação de largadas começa às 7h, com a categoria open, que remará por 24km. Quem encerra a disputa, às 14h, são os competidores de até 40 anos, da categoria Master 40. A previsão é que os ganhadores sejam revelados às 16h.

Campeonato de Canoa Havaiana acontece em Vitória. Foto: Divulgação
Equipes de vários estados participam do campeonato. Foto: Divulgação

Prata da casa

Ainda que os competidores capixabas não tenham muita expressividade nos rankings nacionais, alguns têm participações importantes. A confirmação vem com Thassia Marques, remadora que representou o estado no Campeonato Mundial, em agosto, na Austrália.

De acordo com ela, o evento é uma oportunidade para os atletas se aperfeiçoarem, sobretudo conhecendo outros times e incentivando crianças e adolescentes a praticarem o esporte. “Independentemente da categoria, a realidade de um estado para outro é diferente. Com essas competições, conseguimos trocar experiências e informações, algo fundamental para as crianças. Elas adoram o va’a, mas primeiro precisam conhecer a fundo”, afirma.

O presidente da Federação de Va’a do Espírito Santo (FEVAAES), Vitor Paganotto, frisa que o campeonato é importante para divulgar o trabalho de quem se dedica ao remo. “Aqui, estamos criando representantes importantes e de notoriedade. Já temos mais de 40 equipes. Atualmente, somos uma federação sólida”, conta.

Segundo Paganotto, são mais de 10 anos de canoa havaiana em terras capixabas.

CONFIRA:

Fase final do Campeonato Brasileiro de Va’a de 2019

Quando: sábado (14)

Horário: a parti das 7 horas

Onde: Curva da Jurema, próximo à Praça dos Desejos, em Vitória.

Entrada: gratuita

Mais notícias
Dinheiro

Entenda as vantagens do PIX e como vai funcionar

País

Tribunal aceita denúncia e afasta governador de Santa Catarina

Dia a dia

Coleta seletiva na Grande Vitória tem média bem abaixo da registrada no país

Dia a dia

Covid-19: Espírito Santo registra 7 mortes e 505 casos em 24 horas