Aproveite o frio para assistir cinco filmes sobre mudanças climáticas - ES360

Aproveite o frio para assistir cinco filmes sobre mudanças climáticas

São opções de filmes de comédia, suspense e drama que falam do frio. Confira

Filme “Recife Frio” é o curta metragem mais premiado do Brasil. Foto: Divulgação

Assim que as baixas temperaturas estacionam no Brasil, devido a uma frente fria como a deste final de semana, logo incorporamos os personagens de “Recife Frio”, filme do diretor Kléber Mendonça Filho:  acostumados com o clima tropical, tiramos os cobertores do guarda-roupa quando a temperatura cai abaixo de 16ºC, e mudamos toda a nossa rotina para aproveitar o clima em de casa, seja assistindo a um novo filme ou comendo pratos quentes.

Por esse lado cômico, a mudança climática sempre foi uma matéria-prima para cineastas que gostam de fazer humor, como Kléber. Mas existem aqueles preocupados com os efeitos do aquecimento global, como com Al Gore, que tem seus alertas sobre o tema reproduzidos em “A Verdade Inconveniente”. E há, também, os diretores que preveem o “começo do fim do mundo” depois de uma tempestade, como em “O Dia Depois de Amanhã” (2004), de Roland Emmerich.

Para te ajudar a escolher o que assistir neste tempo frio, o portal ES360 elencou cinco filmes que tratem sobre esses fenômenos naturais, mas sob diferentes pontos de vistas. Confira!

O Dia Depois de Amanhã (2004), de Roland Emmerich

Embora uma tempestade que paira sobre o mundo esteja provocando tornados, criando tsunamis e matando milhares de pessoas, o climatologista Jack Hall (Dennis Quaid) decide ir atrás do filho em Nova Iorque, com esperanças que ele ainda está vivo. Enquanto isso, milhões de sobreviventes fazem o caminho contrário e partem para o sul, tentando escapar dessas catástrofes naturais provocadas pelo aquecimento global. Disponível no Telecine.

Recife Frio (2009), de Kleber Mendonça Filho

No “falso documentário” do diretor Kléber Mendonça Filho (“Bacurau”), inexplicavelmente, toda a capital pernambucana passa a ser muito fria. Isso gera mudanças no comportamento da população e em toda uma cultura que sempre viveu em clima quente. Agora, os recifenses trocam os biquínis do guarda roupa por casacos, além de conviver com pinguins e a baixa no turismo. Com mais de 50 prêmios no Brasil e exterior, “Recife Frio” se tornou o curta metragem brasileiro mais premiado desde Ilha das Flores (1989), de Jorge Furtado. Disponível no Youtube.

O Sol de Cada Manhã (2005), de Gore Verbinski

David Spritz (Nicolas Cage) trabalha como apresentador da previsão do tempo em uma TV de Chicago, tendo um relativo sucesso. Ele tem a grande chance de sua vida quando a produtora de um programa nacional o convida para um teste. Porém, apesar do bom momento pelo qual passa no trabalho, seu lado pessoal não poderia ser pior. David acaba de sair de um divórcio e ficou com a guarda dos filhos, problemas que precisa superar se deseja aproveitar a chance profissional que tem. Disponível no Google Play e no Youtube.

Uma Verdade Inconveniente (2006), do Al Gore

Por trás das câmeras, o cineasta Davis Guggenheim acompanha Al Gore, ex-candidato à presidência dos EUA, em um circuito de palestras para conscientizar o público sobre os perigos do aquecimento global, e pede uma ação imediata para conter seus efeitos destrutivos ao meio ambiente. Em cena, ele mostra os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também apresenta possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas. Disponível no Google Play e no Youtube.

Expresso do Amanhã (2015), de Bong Joon-Ho

Vencedor do Oscar de Melhor Diretor deste ano, Bong Joon-Ho também é conhecido por histórias de realidades distópicas. Em “Expresso do Amanhã”, uma nova era do gelo toma conta do planeta Terra após um experimento para conter o aquecimento global falhar. Os únicos sobreviventes estão a bordo de uma imensa máquina chamada Snowpiercer. Lá, os mais pobres vivem em condições terríveis, enquanto a classe rica é repleta de pessoas que se comportam como reis. Até o dia em que um dos miseráveis resolve mudar de status quo, descobrindo todos os segredos deste intrincado maquinário. Disponível na Amazon.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Política

PDT entra com ação para que Estados e municípios decidam sobre vacinação

Política

Ministério da Saúde recua e diz que fala de Pazuello foi mal interpretada

Política

Casagrande defende compra de vacina chinesa

Bem-estar

Estudo indica como vírus se espalha em uma sala de aula