Aprovado pedido de tombamento dos galpões do IBC em Jardim da Penha - ES360

Aprovado pedido de tombamento dos galpões do IBC em Jardim da Penha

A partir desse pedido, qualquer intervenção no prédio deve ser solicitada ao Conselho Estadual de Cultura e aguardar a devida licença. Área seria leiloada pelo governo federal

Galpões do IBC podem ser tombados. Foto: Reprodução/Maps
O Conselho Estadual de Cultura aprovou, nesta quinta-feira (19), um pedido de tombamento dos galpões do Instituto Brasileiro do Café (IBC), em Jardim da Penha. Segundo a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) a solicitação foi feita pelo Instituto de Arquitetos do Brasil no Espírito Santo (IAB-ES), que relatou ainda ser indispensável a realização de mais estudos técnicos para tombamento do bem em nível estadual. O IAB defende que o espaço com 33 mil m², seja transformado em um polo com atratividade turística e cultural.
A partir desse pedido, qualquer intervenção no prédio deve ser solicitada ao Conselho Estadual de Cultura e aguardar a devida licença, pois a Resolução CEC nº 01/83 (publicada em 22 de fevereiro de 1983), diz que a instauração do processo de tombamento implica que seja sustado “qualquer projeto ou obra que importe em mutilação, modificação ou destruição do(s) mesmo(s)”.
Em agosto, foi anunciado pelo governo federal a pretensão de leiloar os galpões, que são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Na época, a Superintendência de Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU-ES) havia informado que o edital, que seria publicado em novembro, previa venda do espaço por R$ 36 milhões. Após a decisão de hoje, a Secult informou que em breve o Conselho Estadual de Cultura vai mandar um ofício para a Conab com a deliberação.
Na época em que o leilão foi divulgado houve uma mobilização do setor cultural para impedir a venda, porque a SPU pretendia fazer a estocagem de café no Teatro Carmélia. O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) também chegou a pedir a cessão do espaço.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Detran-ES lança serviço automatizado de registro de veículos novos

Mundo

Moderna anuncia eficácia em vacina e pedirá uso emergencial nos EUA e Europa

Mundo

Vacina de Oxford perde status de grande aposta e vira incógnita

Dia a dia

PF investiga fraudes no aluguel de ambulâncias em prefeituras do Espírito Santo