Aprenda a fazer petiscos saudáveis para acompanhar as lives - ES360

Aprenda a fazer petiscos saudáveis para acompanhar as lives

Para manter os hábitos saudáveis e ainda se divertir, é preciso não exagerar na dose. Confira receitas para aproveitar os shows virtuais

Por causa das lives que explodiram nesta pandemia da covid-19, já virou rotina beber uma cervejinha e comer uns quitutes enquanto os artistas se apresentam. Mas, para manter os hábitos saudáveis, é preciso não exagerar na dose e se alimentar adequadamente durante os shows.

E para provar que dá para curtir os shows de uma forma equilibrada, a nutricionista Ewellyn Zanol recomenda que as pessoas escolham duas lives na semana que servirão como o “furo” da dieta alimentar. “Você pode assistir quantas lives quiser, mas não dá para fazer de todas um evento repleto de comilanças e bebedeiras”, ressalta Ewellyn.

> Aprenda a fazer petiscos saudáveis para acompanhar as lives

Após a escolha, é hora de fazer petiscos que não sejam calóricos e ainda causam uma impressão de saciedade. É o caso da bruschetta, das porções de carne magra e até das saladas mais elaboradas, como a de tomate cereja com ovo de codorna. Nada de frituras ou alimentos embutidos, pois, segundo Ewellyn, eles prejudicam a alimentação da semana toda.

Apesar dessas restrições, ela explica que o importante mesmo é equilibrar os ingredientes no prato. “Não dá para dizer às pessoas que elas não devem comer isso ou aquilo, especialmente nessa quarentena. É possível comer um carboidrato, por exemplo, com a gordura boa, como um queijo ou uma proteína mais magra”, afirma.

Já quanto às bebidas alcóolicas, ela recomenda que a pessoa escolha dois drinks para acompanhar a comida. Num dia ela consome a que gosta mais, e no outro aquela que gosta menos, alternando apenas entre as duas. Sem nem perceber, acabará diminuindo o quanto bebe até o fim do isolamento social.

Além disso, outra opção é equilibrar a quantidade de álcool na bebida, para ter a impressão de que está ingerindo mais. “Se você colocar menos gim em um drink, por exemplo, pode consumir até uns quatro copos, sem problema algum. Mas se estiver forte, apenas dois. Quanto menos você colocar de bebida álcoolica, menos calórico ficará o drink”, explica a nutricionista.

Confira duas receitas de petiscos para fazer em casa:

1. Bruschetta:

Bruschetta. Foto: Freepik

 

Opção 1 – Presunto de parma com mussarela e rúcula

Ingredientes: presunto de parma, mussarela, rúcula e ingredientes para o molho de tomate.

Primeiramente higienize as folhas de rúcula, pique e reserve. Em seguida, corte o presunto de parma e a mussarela em fatias/pedaços pequenos e reserve. Prepare um molho de tomate caseiro (receita abaixo) e reserve. Coloque cerca de 1 colher de sopa de molho de tomate caseiro em cada fatia de pão previamente postas em uma forma (suficiente para deixar o pão umedecido). Em seguida disponha um punhado de rúcula em cada fatia, depois de presunto de parma (também pode ser o presunto comum) e finalize com a mussarela (pode ser comum ou de búfala). Leve ao forno a 180° C por aproximadamente 10 minutos.

Receita de molho de tomate express:

Ingredientes: 5 tomates, 1⁄2 cebola, 1⁄2 cenoura pequena, azeite, alho a gosto, 1 colher de sobremesa de cúrcuma, especiarias a gosto (orégano, manjericão, etc).

Corte grosseiramente os tomates, tire as sementes e reserve. Corte grosseiramente a cebola e reserve. Corte ou rale a cenoura e reserve. Bata tudo no liquidificador. Depois em uma panela aqueça azeite, refogue alho, a cúrcuma/açafrão e despeje a mistura liquidificada deixando reduzir. Use as especiarias a gosto. Você pode dobrar a receita e congelar.

Opção 2 – Atum com cream cheese

Ingredientes: 1 cenoura pequena ralada, 1 lata de atum sólido (natural), azeitona a gosto, 1/2 pote de cream cheese, azeite, orégano.

Regue as fatias de pão previamente cortadas com um pouco azeite e reserve. Em um bowl junte a cenoura ralada, o atum, a azeitona e o cream cheese e misture até ficar tudo bem encorpado. Distribua o recheio nas fatias de pão, despeje o orégano e leve ao forno a 180° C por aproximadamente 5 a 10 minutos.

Opção 3 – Filé mignon com molho gorgonzola

Ingredientes: 500g de filé mignon cortado em iscas, 100g de queijo gorgonzola amassado com um garfo (a quantidade de queijo pode ser menor a depender do seu gosto), 1 caixa de creme de leite light, azeite a gosto, sal a gosto e pimenta do reino a gosto.

Tempere a carne com sal e pimenta do reino a gosto e reserve. Em uma panela aqueça um fio de azeite e em seguida despeje as iscas previamente temperadas. Doure bem, abaixe o fogo e despeje o creme de leite e em seguida o queijo gorgonzola previamente amassado. Mexa até que o queijo se misture ao creme de leite. Acerte o sal, avalie o ponto da carne e está pronto. Distribua o recheio nas fatias de pão e leve ao forno a 180°C por aproximadamente 5 a 10 minutos.

Obs: se quiser, pode fazer a carne e o molho separadamente seguindo a mesma forma de preparo.

 

Opção 4. Snack de grão de bico

Snack de grão de bico. Foto: Reprodução/Tudo Gostoso

Ingredientes: 2 xícaras de grão de bico deixado de molho + sal a gosto + ervas e temperos a gosto (páprica, orégano, alho, curry, cúrcuma, etc).

Deixe o grão de bico de molho em água com gotinhas de limão ou vinagre por 24h. Durante esse período, troque de água pelo menos uma vez. Escorra e descarte a água. Misture os grãos de com os temperos escolhidos e o sal a gosto. Despeje em uma forma e leve ao forno pré-aquecido a 200°C. Asse por aproximadamente 1h ou até que fiquem crocantes. Mexa os grãos ao longo do período para não queimar. Deixe esfriar e pronto.


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