Após ataque hacker, prefeitura de Vitória retoma emissão de notas fiscais nesta quinta - ES360

Após ataque hacker, prefeitura de Vitória retoma emissão de notas fiscais nesta quinta

Na noite desta quinta-feira (12) estarão disponíveis os serviços de emissão de notas fiscais, ligados aos impostos ITBI e IPTU

Após sofrer ataque hacker na noite do último sábado (7), a prefeitura de Vitória vai começar a disponibilizar serviços em seu site a partir da noite desta quinta-feira (12). Foram afetadas as câmeras de videomonitoramento da cidade, a emissão de documentos online e a marcação de consultas, entre outros serviços. Na noite desta quinta-feira (12) estarão disponíveis os serviços de emissão de notas fiscais, documentos ligados aos impostos ITBI e IPTU, além da internet gratuita Vitória Online (Wi-Fi).

Segundo a prefeitura, a liberação se tornou possível depois que as equipes da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (SubTI) realizaram uma varredura e blindagem em toda a rede de servidores do município. Na última terça-feira, a SubTI já havia recuperado o funcionamento do Cerco Inteligente de Segurança.

“A PMV ressalta que na noite do último sábado (7) os computadores da PMV foram alvo de um ataque global de hackers, a exemplo do que aconteceu com o Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia 3 de novembro e com a Controladoria Geral da União nesta quarta (11)”, informou a prefeitura.

Em meio à pandemia da covid-19, muitos moradores da capital que precisam do serviço online tiveram dificuldade nos últimos dias para agendar uma consulta médica ou consultar resultados de exames. É o caso da avó da bacharel em Direito Idaynara Damazio, que fez o teste de covid na última sexta-feira (7), um dia antes do site sair do ar e agora não consegue ter acesso ao resultado.

“É uma questão muito delicada, pois ela está no grupo de risco e não tem costume de ficar isolada da família. É uma situação extremamente delicada não só para nossa família, mas para todos que dependem do sistema. E para iniciar qualquer tratamento ela depende do resultado do exame. Graças a Deus ela não está com nenhum sintoma grave, só está aguardando o resultado”, disse.

Segundo a prefeitura, toda a rede de serviços de saúde manteve o acolhimento dos pacientes nas unidades básicas, pronto-atendimentos e centros de referência. Estão sendo priorizados os casos de urgência e os sintomáticos respiratórios. Foi necessário remarcar alguns serviços, como por exemplo, as consultas da Telemedicina. Os munícipes estão sendo orientados pelas equipes de saúde e tão logo o sistema seja restaurado todos os serviços serão retomados.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

Doria anuncia que Estado de SP voltará à Fase 3 Amarela a partir de amanhã

Dia a dia

“Não haverá festa de fim de ano nas praias”, diz subsecretário de Saúde

Eleições 2020

Eleito em Vitória, Pazolini faz discurso de união na Assembleia

Política

Moro vai trabalhar em escritório ligado a Odebrecht