Após ataque hacker, prefeitura de Vitória retoma emissão de notas fiscais nesta quinta - ES360

Após ataque hacker, prefeitura de Vitória retoma emissão de notas fiscais nesta quinta

Na noite desta quinta-feira (12) estarão disponíveis os serviços de emissão de notas fiscais, ligados aos impostos ITBI e IPTU

Após sofrer ataque hacker na noite do último sábado (7), a prefeitura de Vitória vai começar a disponibilizar serviços em seu site a partir da noite desta quinta-feira (12). Foram afetadas as câmeras de videomonitoramento da cidade, a emissão de documentos online e a marcação de consultas, entre outros serviços. Na noite desta quinta-feira (12) estarão disponíveis os serviços de emissão de notas fiscais, documentos ligados aos impostos ITBI e IPTU, além da internet gratuita Vitória Online (Wi-Fi).

Segundo a prefeitura, a liberação se tornou possível depois que as equipes da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (SubTI) realizaram uma varredura e blindagem em toda a rede de servidores do município. Na última terça-feira, a SubTI já havia recuperado o funcionamento do Cerco Inteligente de Segurança.

“A PMV ressalta que na noite do último sábado (7) os computadores da PMV foram alvo de um ataque global de hackers, a exemplo do que aconteceu com o Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia 3 de novembro e com a Controladoria Geral da União nesta quarta (11)”, informou a prefeitura.

Em meio à pandemia da covid-19, muitos moradores da capital que precisam do serviço online tiveram dificuldade nos últimos dias para agendar uma consulta médica ou consultar resultados de exames. É o caso da avó da bacharel em Direito Idaynara Damazio, que fez o teste de covid na última sexta-feira (7), um dia antes do site sair do ar e agora não consegue ter acesso ao resultado.

“É uma questão muito delicada, pois ela está no grupo de risco e não tem costume de ficar isolada da família. É uma situação extremamente delicada não só para nossa família, mas para todos que dependem do sistema. E para iniciar qualquer tratamento ela depende do resultado do exame. Graças a Deus ela não está com nenhum sintoma grave, só está aguardando o resultado”, disse.

Segundo a prefeitura, toda a rede de serviços de saúde manteve o acolhimento dos pacientes nas unidades básicas, pronto-atendimentos e centros de referência. Estão sendo priorizados os casos de urgência e os sintomáticos respiratórios. Foi necessário remarcar alguns serviços, como por exemplo, as consultas da Telemedicina. Os munícipes estão sendo orientados pelas equipes de saúde e tão logo o sistema seja restaurado todos os serviços serão retomados.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

Governo fecha contrato para compra de vacinas da Pfizer

Dia a dia

Paciente transferido de Santa Catarina chega ao ES

Política

Casagrande é pré-candidato à presidência, diz PSB

Dia a dia

Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência