Apesar de autorização, escolas particulares não retomam aulas no ES - ES360

Apesar de autorização, escolas particulares não retomam aulas no ES

Rede privada opta por um retorno gradual e frisa que o ensino remoto continuará sendo ofertado para os alunos que não quiserem ter aulas presencialmente

Os primeiros dias com permissão para aulas presenciais na rede particular do Espírito Santo teve baixa adesão dos alunos. E com reforma nos espaços, diretorias reunidas para analisar os protocolos exigidos pelo governo do Estado e pesquisa com a comunidade escolar, o funcionamento efetivo das escolas ficará para os próximos dias em muitas unidades de ensino.

O vice-presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), Eduardo Costa Gomes, lembrou que as instituições têm autonomia para definir como e quando será o retorno das aulas presenciais. E, com o aval do governo do Estado, várias retornaram na segunda-feira (5).

“A opção de início das aulas presenciais também se dá por uma característica da comunidade de cada instituição. Algumas escolas, por meio da investigação, trouxeram a opinião dos pais, famílias e alunos para que isso fosse efetivado. Essa escolha do retorno presencial é uma opção. Por isso, acreditamos que inicialmente teremos um público bem pequeno, cumprindo com o que foi estabelecido anteriormente da garantia da oferta do remoto e presencial”, disse o vice-presidente do Sinepe-ES.

Eduardo Costa Gomes também é diretor da escola Monteiro, em Vitória, e afirma que o retorno presencial está previsto para a próxima quinta-feira (8). A equipe escolar esperou o resultado do censo feito com as famílias dos alunos para definir a volta das aulas presenciais. Nos últimos dias, foram feitas reuniões com os responsáveis para apresentar os protocolos e esclarecer as dúvidas.

O UP Centro Educacional ainda não decidiu sobre o retorno das atividades presenciais. O diretor Fábio Portella comenta que uma pesquisa está sendo feita na comunidade escolar para definir os próximos passos. Enquanto isso, os alunos continuam com o ensino remoto.

Nesta semana, a Escola da Ilha optou por realizar ações internas e de acolhimento dos professores. Mas garantiu que está pronta tanto para receber os alunos com segurança quanto para atender às famílias que optarem por permanecer em casa. As aulas presenciais serão retomadas na próxima terça-feira (13) para os alunos do 4º ao 9º ano e educação infantil. Na quarta-feira (14) será a vez dos alunos de 1º a 3º ano.

Retorno presencial com baixa adesão

O Centro Educaional Charles Darwin retornou às aulas presenciais nesta segunda-feira (5), para os alunos do Ensino Fundamental I ao Pré-Vestibular. Mas a adesão esteve longe de ser total. No primeiro dia, dentre os alunos que poderiam ir para a escola, compareceram na Unidade de Vitória: 25% do Ensino Médio, 40% do Ensino Fundamental I e 30% do Fundamental II. Já na Unidade de Vila Velha foram 30% do Ensino Médio, 49% do Ensino Fundamental I e 35% do Fundamental II

Segundo a assessoria do Darwin, o retorno ocorreu de maneira tranquila e organizada. As aulas estão aconrecendo de maneira híbrida (parte presencial e parte on-line). Na semana passada, foram realizadas reuniões com a direção pedagógica de cada segmento de ensino para esclarecer as dúvidas dos pais.

O diretor geral do Centro Educacional Leonardo Da Vinci, Ilton Chaves, comentou que as aulas presenciais tiveram início nesta terça-feira (6), mas apenas para a 3ª série do Ensino Médio. A presença foi de 62% do total de alunos matriculados nesta série. Em pesquisa interna hoje com os alunos presentes, todos disseram preferir os estudos presenciais. Já o resultado do Questionário de Autorização de Retorno, aplicado com as famílias de todas as séries da escola até ontem, apontou que 70% deles pretendem enviar os seus filhos às aulas presenciais nos próximos dias.

O Leonardo Da Vinci vai ampliar as aulas presenciais a partir de hoje. Nesta quarta-feira (7) serão recebidos os alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Já na quinta-feira feria (8) será a vez dos alunos dos 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e apenas no dia 13 de outubro retornará o Infantil e 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Chuva danifica pontes e isola comunidades no sul do estado

Cult

Ator escocês Sean Connery morre aos 90 anos

Dia a dia

Espírito Santo reduziu em 45% os leitos de UTI para covid-19

Dinheiro

Dívida vai a 100% do PIB, admite Tesouro