Antártida registra temperatura acima dos 20 ºC - ES360

Antártida registra temperatura acima dos 20 ºC

A medição foi feita em 9 de fevereiro na ilha Seymour, localizada na ponta norte da Península Antártica

Antártida. Foto: Pixabay
Antártida. Foto: Pixabay

 

Nesta quinta-feira (13), cientistas anunciaram que a Antártida registrou um recorde de temperatura de 20,75ºC, ultrapassando pela primeira vez a marca dos 20ºC. A medição foi feita em 9 de fevereiro na ilha Seymour, localizada na ponta norte da Península Antártica. A ilha abriga a base de pesquisa argentina Marambio.

O Climatempo frisou que o recorde de temperatura na Antártida já tinha sido ultrapassado em 6 de fevereiro, quando os termômetros marcaram 18,3 ºC. O registro mais elevado era, até o momento, de 17,5 ºC, registrado no dia 24 de março de 2015, segundo o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina.

Janeiro mais quente da história

Janeiro de 2020 foi o mais quente já registrado na história desde o início das medições, em 1880. A temperatura das superfícies terrestres e oceânicas no mês passado superou em 1,14ºC a média registrada para o mês no século 20, que é de 12ºC.

A NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) informou ainda que janeiro deste ano foi ainda o 44º janeiro consecutivo e o 421º mês seguido com temperaturas acima da média registrada no século passado. Em partes da Rússia, da Escandinávia e do leste do Canadá, os termômetros chegaram a superar em 5ºC as médias registradas no século passado.

Ainda de acordo com a NOAA, janeiro deste ano ultrapassou, embora por muito pouco, o recorde anterior de janeiro mais quente em 141 anos de medição, registrado em 2016. O aquecimento está diretamente ligado às mudanças climáticas.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Espírito Santo libera aulas nas escolas a partir de 5 de outubro

Dia a dia

Covid-19: registro de mortes sobe e chega a 26 em 24 horas no ES

Dia a dia

Transcol volta a circular com 100% da frota em outubro

Dia a dia

Espírito Santo vai enfrentar uma intensa onda de calor nos próximos dias