Ano letivo começou, mas ainda faltam professores na Ufes - ES360

Ano letivo começou, mas ainda faltam professores na Ufes

No curso de Design, o problema acontece em pelo menos duas disciplinas. Já no curso de Comunicação Social, em pelo menos uma

Vista aérea da Ufes. Foto: Chico Guedes
Vista aérea da Ufes. Foto: Chico Guedes

 

Uma semana após o início do ano letivo, estudantes de alguns cursos da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) ainda aguardam a contratação de professores para o início das aulas. No curso de Design, o problema acontece em pelo menos duas disciplinas. Já no curso de Comunicação Social, em pelo menos uma. Aluno do 7º período de Design, Elielton Oliveira, 24 anos, conta que foi informado que a situação estaria ocorrendo por conta de uma mudança nas regras de contratação, mas que os professores já haviam sido selecionados.

“Estou matriculado na disciplina de Vídeo II e, com menos uma ou duas semanas de aulas, o conteúdo vai ficando acumulado”, diz.

No curso de Comunicação Social, o estudante André Albertasse, 19 anos, aguarda o início das aulas de Planejamento Gráfico. “Não sabemos quanto tempo ainda demora a contratação do professor nem quando a aula vai começar”, reclama.

Suspensão

Em fevereiro, a Ufes informou a suspensão da nomeação de quatro professores até que o MEC (Ministério da Educação) divulgasse os limites de provimento de servidores para o ano, que deveria informar quantos cargos podem ser preenchidos no ano. O problema também afetava a contratação de oito professores no Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo).

A universidade não informou se a falta de professores, agora, tem relação com a suspensão de fevereiro, mas disse que as contratações daqueles profissionais continuam em análise.

Em nota, disse ainda que a contratação de professores substitutos está sendo realizada “dentro de um limite que a universidade definiu como possível”.

Sobre a situação do Departamento de Comunicação Social, disse que há um processo seletivo em andamento e outro em finalização para suprir a demanda. No caso do Departamento de Design, informou que já foi feito o processo seletivo para substitutos e que a contratação depende agora dos procedimentos administrativos realizados na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

O Ifes informou que aguarda aprovação de crédito suplementar por parte do Congresso Nacional para fazer as nomeações, após o governo federal definir que as despesas com pessoal devem passar por esse processo. O instituto não informou se há alunos sem aulas.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

ES começa a vacinar idosos com idade entre 80 a 84 anos

Dinheiro

Receita recupera R$ 244 mi em impostos sonegados no ES

Dia a dia

Criminosos roubam pregos de sustentação de linha férrea em Cariacica

Dia a dia

Com ações inclusivas, Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência