América do Sul é o novo epicentro do coronavírus, diz OMS - ES360

América do Sul é o novo epicentro do coronavírus, diz OMS

O diretor da organização também voltou a desaconselhar o uso da cloroquina no tratamento de pacientes pelo Brasil

Mundo tem mais de 5 milhões de casos do novo coronavírus. Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O diretor do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, classificou a América do Sul como “um novo epicentro” da pandemia de covid-19. Ryan destacou que o Brasil é o local mais afetado da região, e alertou para a situação no Amazonas, que registra uma das maiores taxas de incidência do País.

O estado possui 612 infectados a cada 100 mil habitantes, número inferior apenas ao do Amapá (613,4), segundo atualização mais recente do Ministério da Saúde, nesta quinta-feira, 21. A taxa de incidência nacional da covid-19 é de 147,6.

> Espírito Santo faz revisão do protocolo para cloroquina

Além de chamar a atenção para os casos no Brasil, o diretor voltou a desaconselhar o uso da cloroquina no tratamento de pacientes do novo coronavírus. “Sabemos que o governo aprovou o uso da cloroquina para um uso mais abrangente, mas, de acordo com as revisões sistemáticas da OMS, as evidências clínicas não apoiam o uso para tratamento da covid-19. Não antes que tenhamos resultados dos estudos em andamento”, disse.

Diretora técnica da entidade, Maria Van Kerkhove acrescentou que é necessário proteger a população vulnerável. “Há uma desproporção no risco. Todos os países têm suas populações vulneráveis, e estamos vendo maior impacto nesse grupo. Isso tem a ver com as condições de base. Precisamos trabalhar para garantir que as pessoas tenham acesso à saude, aos testes e à informação, para impedir um maior número de infecções e de mortes”.

Estadão

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Mundo

Ataque a faca deixa ao menos dois mortos na França; suspeito foi preso

Dia a dia

Covid-19: Espírito Santo tem 9 mortes e 788 casos em 24 horas

Eleições 2020

Com suspeita de covid, Gandini suspende agenda de campanha em Vitória

Eleições 2020

Após denúncias de disparos em massa, 256 contas são banidas do WhatsApp