América do Sul é o novo epicentro do coronavírus, diz OMS - ES360

América do Sul é o novo epicentro do coronavírus, diz OMS

O diretor da organização também voltou a desaconselhar o uso da cloroquina no tratamento de pacientes pelo Brasil

Mundo tem mais de 5 milhões de casos do novo coronavírus. Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O diretor do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, classificou a América do Sul como “um novo epicentro” da pandemia de covid-19. Ryan destacou que o Brasil é o local mais afetado da região, e alertou para a situação no Amazonas, que registra uma das maiores taxas de incidência do País.

O estado possui 612 infectados a cada 100 mil habitantes, número inferior apenas ao do Amapá (613,4), segundo atualização mais recente do Ministério da Saúde, nesta quinta-feira, 21. A taxa de incidência nacional da covid-19 é de 147,6.

> Espírito Santo faz revisão do protocolo para cloroquina

Além de chamar a atenção para os casos no Brasil, o diretor voltou a desaconselhar o uso da cloroquina no tratamento de pacientes do novo coronavírus. “Sabemos que o governo aprovou o uso da cloroquina para um uso mais abrangente, mas, de acordo com as revisões sistemáticas da OMS, as evidências clínicas não apoiam o uso para tratamento da covid-19. Não antes que tenhamos resultados dos estudos em andamento”, disse.

Diretora técnica da entidade, Maria Van Kerkhove acrescentou que é necessário proteger a população vulnerável. “Há uma desproporção no risco. Todos os países têm suas populações vulneráveis, e estamos vendo maior impacto nesse grupo. Isso tem a ver com as condições de base. Precisamos trabalhar para garantir que as pessoas tenham acesso à saude, aos testes e à informação, para impedir um maior número de infecções e de mortes”.

Estadão

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

ES registra 22 mortos por coronavírus em 24h

Dia a dia

Weintraub terá de explicar à PF declaração sobre o Supremo

País

Covid-19: Brasil registra 1.039 óbitos em 24h

Dia a dia

ES atinge a marca de 5.761 curados da covid-19