Alunos de escola militar terão quatro uniformes - ES360

Alunos de escola militar terão quatro uniformes

Início das aulas, em Vitória, está previsto para o final de março. Escola vai atender a 400 estudantes, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental

Portaria para seleção de alunos será publicada pela prefeitura de Viana no dia 17 de fevereiro. Foto: Divulgação
Portaria para seleção de alunos será publicada pela prefeitura de Viana no dia 17 de fevereiro. Foto: Divulgação

Com previsão de início das aulas para o final do mês de março, a escola cívico-militar de Viana vai atender 400 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

Para frequentar a escola, todos os estudantes vão receber quatro tipos de uniformes. O primeiro a ser usado é o de adaptação, com uma camiseta branca e uma calça azul. Já o de aula regular é semelhante à farda da PM (Polícia Militar), nas cores cinza e azul. Também há a opção de vestuário para educação física, com bermudas e calças leves e o uniforme de gala, a ser usado em eventos. A prefeitura não detalhou se haverá diferença nos modelos para meninos e meninas.

As matrículas para estudar na unidade de ensino serão iniciadas após o dia 17 de fevereiro, que é quando a portaria para seleção de alunos será publicada. Há opção para turno matutino e vespertino. A preferência na matrícula será para moradores de Vila Bethânia e, segundo a prefeitura, será feita uma triagem para verificar o comprovante de residência dos candidatos à vaga.

A secretária de Educação de Viana, Luzian Belisario, explicou que o município está desenvolvendo seu próprio Manual de Escola Cívico-Militar, já que a unidade não está ligada ao governo federal. O projeto é inspirado no modelo do estado de Goiás.

O corpo docente será formado por seis policiais militares da reserva e por professores regulares. “Os militares vão lecionar matérias de civismo, ordem unida, de ética e cidadania, além da grade curricular que o município já realiza nas escolas”, explica o prefeito Gilson Daniel.

Questionada se os alunos vão ter problemas para cumprir a carga horária, visto que as aulas só começam em março, a prefeitura informou que os futuros estudantes da escola de Vila Bethânia precisam estar matriculados atualmente em outras unidades do município. Dessa forma, continuam nas escolas — que iniciaram as aulas nesta semana — até serem transferidos para a nova unidade. Não há previsão de perda de conteúdo, visto que o regular é o mesmo em todas as escolas.

Convênio

A Polícia Militar confirmou que tem intenção de firmar convênio com Viana para cessão de militares da reserva remunerada, mas o documento ainda não foi assinado.

Mais notícias
Dia a dia

Suspeito de comandar ataques em Vitória é preso

Dia a dia

Motoristas de aplicativo protestam em Vitória

Dia a dia

Carnaval: vias serão interditadas no Centro de Vitória

Bem-estar

Sinal verde para o bloco da saúde