Ainda dá tempo: chefs ensinam a preparar ceia de Natal - ES360

Ainda dá tempo: chefs ensinam a preparar ceia de Natal

O ES360 preparou uma sugestão de jantar completo com entrada, prato principal e sobremesa para toda a família neste período de festas; confira

Se você deixou para a última hora a lista de presentes e compras de supermercado para as festas de final de ano e está sem tempo para pensar em cozinha, não se preocupe. O Portal ES360 convidou um trio de chefs para te ajudar a preparar a ceia de Natal em um piscar de olhos.

No cardápio temos a brandade de bacalhau do chef Jonathan Nery, do restaurante Sítio dos Lagos, em Domingos Martins. Uma entrada leve e super saborosa, acompanhada de torradas ou pães da sua preferência.

Para o prato principal, um lombo suíno recheado com bacon, nozes e romã da chef Cleuza Costa, proprietária do Quintal 84, em Vila Velha. Uma opção de carne com bom custo benefício e de fácil preparação.

E para encerrar esse jantar em grande estilo, uma sobremesa que tem a cara do natal: a charlotte de panetone da chef Sylvia Lis, do A Confeitaria. Vamos ao preparo!

Brandade de bacalhau

Brandade de bacalhau. Foto: Arquivo pessoal
Brandade de bacalhau. Foto: Arquivo pessoal

Ingredientes
– 1 kg de batata inglesa cozida e espremida;
– 500g de bacalhau saithe dessalgado;
– Salsinha a gosto;
– Sal e pimenta do reino;
– 200 ml de creme de leite;
– 100g de alho picado 100g;
– 100g de cebola picada em pequenos cubos;
– 130ml de azeite 130.

Modo de preparo:
Adicione em uma panela o azeite, a cebola e o alho picado. Refogue até ficar bem dourado. Se grudar nas laterais da panela, não se preocupe. Acrescente o bacalhau que irá soltar água. Use uma colher para movimentar esse líquido e soltar o alho e cebola que grudaram no início do preparo. Conforme a água secar, adicione o purê de batata e mexa bem. Ajuste o tempero adicionando pimenta do reino e finalize com o creme de leite e a salsinha. Ao final do preparo, verifique o sabor e se necessário, adicione sal.

Lombo suíno recheado com bacon e nozes e romã

Lombo suíno recheado com bacon e nozes e romã. Foto: Reprodução
Lombo suíno recheado com bacon e nozes e romã. Foto: Reprodução

Ingredientes
– 1 lombo inteiro;
– 1 ramo de tomilho;
– 1 ramo de alecrim;
– 2 dentes de alho;
– 200g de bacon laminado;
– 150g de nozes;
– 1 romã;
– 2 colheres de sopa de mel;
– Sal e pimenta do reino;
– Azeite;
– 1 cálice de vinho branco seco.

Modo de preparo
Com uma faca, abra o lombo e salpique um pouco de sal e disponha as fatias de bacon e as nozes trituradas. Enrole a carne e amarre com um barbante. Em seguida, tempere com as ervas picadas, salpique um pouco mais de sal, alho amassado e pimenta do reino. Por fim, regue o lombo com azeite e o vinho branco. Deixe descansar por 2 horas e depois leve ao forno a 180 graus por uma hora coberto com papel manteiga. Ao final do tempo, retire o papel manteiga, faça uma mistura com o mel e as sementes da romã e pincele sobre o lombo. Volte a carne ao forno por mais trinta minutos e depois sirva.

Charlotte de panetone

Charlote de panetone. Foto: Arquivo pessoal
Charlote de panetone. Foto: Arquivo pessoal

– 1 panetone de 500g;
– 1kg de sorvete de creme (ou 500g de 2 sabores diferentes);
– 3 colheres de sopa de damasco picado;
– 3 colheres de sopa de nozes picadas.

Ganache de chocolate
– 300g de chocolate 70% cacau bem picado;
– 200g de creme de leite.

Modo de preparo
Comece pela ganache de chocolate. Aqueça bem o creme de leite sem deixar que ferva. Acrescente o chocolate e mexa até derreter bem. Reserve. Em seguida, unte uma forma de bolo com óleo ou azeite e forre com papel alumínio ou filme plástico. Corte fatias finas de panetone e divida-as ao meio no sentido da altura.

Com as fatias, forre toda a lateral da forma deixando que suba um pouco pelo canudo. Distribua uma parte do sorvete por toda a forma igualando com uma colher ou espátula. Cubra com uma camada fina de ganache fria. Espalhe nozes e damasco sobre a ganache. Coloque o restante do sorvete sobre as frutas, distribua igualmente. Acrescente mais frutas e ganache. Cubra com o restante do panetone. Cubra tudo com filme plástico e leve ao freezer por 12 horas.

Na hora de servir, retire da geladeira e mergulhe rapidamente a forma até a metade da altura dela em uma bacia com água quente. Passe uma faca para soltar o filme das laterais e do canudo. Vire sobre um prato para bolo e decore com mais ganache e com nozes.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

Pacientes de Manaus começaram a ser transferidos para 7 estados e DF, diz Saúde

País

Secretário do Amazonas vê dias duros até o fim do mês e risco de crise nacional por oxigênio

Bem-estar

Itamaraty: Índia tem ‘boa vontade’ para liberar vacina, mas há problema logístico

Mundo

Tour no Capitólio na véspera da invasão levanta suspeita de cumplicidade interna