Aeroporto terá aval para voo internacional até o fim do ano - ES360

Aeroporto terá aval para voo internacional até o fim do ano

Após publicação de documentos, um está previsto para esta quarta-feira (4), segundo a Receita Federal, Infraero poderá pedir para Anac a autorização para o terminal operar as rotas

A Gol já anunciou interesse de operar voos entre Vitória-Buenos Aires. Foto: Chico Guedes

O aeroporto de Vitória deve ter aval para operar voos internacionais até o final do ano. Já estão em fase final os trâmites de envio de documentação para a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), órgão que também é responsável por liberar as rotas solicitadas pelas companhias aéreas. Uma delas é Vitória-Buenos Aires, anunciada pela Gol em outubro do ano passado, mas que não decolou pela falta de adequações do terminal.

Uma das pendências de documento que constava desde o início do ano só foi resolvida nesta semana. A Infraero informou que entregou para a Receita Federal, na segunda-feira, a última revisão do mapa da área a ser definida como de atuação da alfândega no aeroporto. Já a Receita explicou que a primeira parte do aval está previsto para ser publicado hoje. Mas resta ainda mais uma etapa – a segunda documentação -, a ser publicada ainda este mês.

Só depois da publicação desses documentos que atestam as adequações da estrutura, a Infraero poderá pedir para a Anac a autorização para operar rotas internacionais. “Na sequência, o órgão regulador (Anac) terá 60 dias para publicar no Diário Oficial da União a aprovação das frequências internacionais”, disse em nota a Infraero.

Procurada pela reportagem, a companhia aérea Gol disse manter o interesse em operar a rota Vitória-Buenos Aires e que aguarda as adequações do terminal. Em abril, a empresa anunciou a operação seis meses após a liberação do aeroporto.

Transição do terminal

Leiloado em março por R$ 437 milhões, a assinatura do contrato para a concessão do aeroporto de Vitória junto com o de Macaé está prevista para até o fim deste mês, segundo a Anac. A transição até a transferência total para a Zurich Aiport será em até 125 dias depois da assinatura. Nesse período, está previsto em contrato que a empresa opere juntamente com a Infraero.

Mais notícias
Teste

Teste do campo de Autoria

Bem-estar

"O ES pode colapsar junto", afirma secretário de Saúde

Dia a dia

Saiba como agendar a vacina contra covid no Espírito Santo

Esportes

Olimpíada deve receber número limitado de torcedores