Ação incentiva motoristas a utilizarem a seta no trânsito - ES360

Ação incentiva motoristas a utilizarem a seta no trânsito

Integrantes de um motoclube vão percorrer 16 quilômetros de Vitória em comboio para conscientizar motoristas sobre a sinalização

Carro mudando de faixa sem uso de seta: risco de acidentes de trânsito. Foto: Chico Guedes
Carro mudando de faixa sem uso de seta: risco de acidentes de trânsito. Foto: Chico Guedes

Pensando em promover um trânsito mais seguro, integrantes de um motoclube tomaram a iniciativa de promover uma campanha pelo uso da seta, para reforçar a importância da sinalização.

Em comboio, um grupo de motociclistas vai percorrer 16 quilômetros de vias da capital, amanhã, para marcar o lançamento da ação “Eu Uso a Seta”. A saída está prevista para 7h30, na Praça do Papa, na Enseada do Suá. Depois de passar por várias avenidas da cidade eles chegam na Praça da Ciência.

Segundo Wilson “Fly Cunha, um dos representantes do motoclube Bodes de Asfalto, muitos colegas motociclistas sofrem acidentes porquemotoristas mudam de faixa e de sentido de direção sem usar a seta. “Isso desnorteia os motoristas e motociclistas que vêm atrás, que acabam freando bruscamente ou colidindo com o veículo. A atitude simples de usar a seta pode evitar acidentes”, frisou.

Foi pensando em mudar esse cenário que Wilson e o colega Robert “Bodão” Lopes organizaram a campanha em parceria com o Detran-ES (Departamento Estadual de Trânsito) e apoio da Guarda Municipal de Vitória, da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal.

“Bodão explicou que durante o percurso nas ruas da capital serão expostas faixas nos cruzamentos das proximidades. Na Praça da Ciência, será realizado um pit stop com auxílio da Guarda de Trânsito, para a distribuição do material alusivo à campanha como panfletos e adesivos. “Para nós, motociclistas, a seta pode ser um fator determinante se vamos ou não voltar para a casa no final do dia”, disse Robert “Bodão”.

Esta campanha é o primeiro passo do projeto que visa conscientizar os motoristas a contribuírem com a segurança no trânsito. Segundo Wilson “Fly”, a ideia é abranger outros temas futuramente. Após o término das cinco ações sobre o uso da seta, serão lançadas ações sobre o uso do celular no trânsito.

Multas

Conforme prevê o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), deixar de usar a seta é considerado infração grave, que gera multa de R$ 195,23 e cinco pontos na habilitação. O proprietário do veículo precisa ficar atento às condições do sistema de iluminação e mantê-lo sempre com lâmpadas em bom estado.

Motoclube Bodes do Asfalto lidera ação

• Saída. 7h30 na Praça do Papa.
• Rota. O comboio de motocilista vai passar pelas avenidas Nossa Senhora dos Navegantes, Saturnino de Brito, Dante Michelini, Adalberto Simão Nader, Fernando Ferrai. Vai entrar para a rua Dona Maria Rosa, seguir pela Avenida Leitão da Silva e retornar para a Nossa Senhora dos Navegantes.
• Chegada. Na Praça da Ciência vai haver um pit stop e a entrega de panfletos e adesivos informativos sobre a campanha.

Mais notícias
Dia a dia

Estudantes podem se increver no Sisu a partir desta terça

Dia a dia

Chuva deixa marcas de destruição no Sul do estado

Dia a dia

Chuvas diminuem, mas previsão de mau tempo persiste

Dia a dia

Patinetes elétricos podem ter tarifa dinâmica