Abaixo da meta, Ensino Médio capixaba lidera Ideb 2019 - ES360

Abaixo da meta, Ensino Médio capixaba lidera Ideb 2019

Com média de 4,8 pontos, o Estado registrou alta de 0,4 se comparado a sua última avaliação em 2017. Mesmo assim, está abaixo da meta de 5,3 pontos

O Ensino Médio do Espírito Santo está em primeiro lugar no ranking nacional do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2019. Com média de 4,8 pontos, o Estado registrou alta de 0,4 se comparado a sua última avaliação em 2017 (4,4).

Resultado geral dos estados no Ideb 2019. Foto: Reprodução/Inep
Resultado geral dos estados no Ideb 2019. Foto: Reprodução/Inep

Apesar do feito, o ensino capixaba não bateu a meta de 5,3 pontos estipulada pelo governo federal. Segundo os dados divulgados nesta terça-feira (15) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), apenas Goiás (4,8) superou o índice que lhe foi imposto (4,8).

Mesmo abaixo do esperado, o governador do Estado, Renato Casagrande comemorou em seu Twitter a posição ocupada pelo Espírito Santo.

Rede Pública e Privada não batem metas

Ao analisar separadamente os números do Ensino Médio nas redes pública e privada, o Espírito Santo permanece abaixo do esperado.

Os alunos da rede estadual registraram em 2019 média de 4,6 pontos, alta de 0,5 se comparado a 2017. Porém, não bateu a meta de 4,7. Se comparado às demais unidades federativas, o ensino público capixaba ocupa o segundo lugar no ranking atrás apenas de Goiás (4,7).

Resultado das escolas estaduais no Ideb 2019. Foto: Reprodução/Inep
Resultado das escolas estaduais no Ideb 2019. Foto: Reprodução/Inep

Na rede privada, a diferença é ainda maior. Os estudantes do Ensino Médio particular registraram 6,3 pontos, enquanto o esperado era 6,9. Em 2017, o índice foi de 6,1. No ranking nacional, o ensino particular ficou em terceiro lugar, atrás de Minas Gerais e Paraná, ambos com 6,4 pontos.

Resultado das escolas particulares no Ideb 2019. Foto: Reprodução/Inep
Resultado das escolas particulares no Ideb 2019. Foto: Reprodução/Inep

Sobre o Ideb

O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados de Matemática e Português no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicados aos estudantes que cursam o final das etapas dos Ensinos Fundamental e Médio, combinadas com os dados de aprovações escolares.

As provas são aplicadas a cada dois anos, com metas já pré-estabelecidas até 2021. No ano seguinte, no bicentenário da Independência do Brasil, é prevista a divulgação de um novo índice.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

PGR já discute futuro da Lava Jato e fim de ‘marca’

Dia a dia

ONGs combatem a fome no ES com doações

Dia a dia

Edição extra do ‘Diário Oficial’ convoca peritos para trabalhar

Mundo

TikTok e WeChat vão ser banidos de lojas de apps nos EUA