A importância do Google Ads na comunicação política - ES360

A importância do Google Ads na comunicação política

O marketing político digital tem sido abordado também na área digital em busca de novos eleitores, seguidores e influenciadores. No trabalho de marketing digital para políticos, ferramentas como o Google Ads e Analytics são muito utilizadas.

O conceito de marketing político digital se refere ao conjunto de ferramentas planejadas no desenvolvimento de estratégias de posicionamento, conteúdo e identificação de público que posicione determinado candidato, partido e mandatários.

Um dos principais objetivos das estratégias de marketing eleitoral é o processo de construção de imagem e narrativa, a partir da produção de conteúdos que alcancem o público em geral e os eleitores informando-os sobre as ações e ideias políticas do candidato.

O marketing político com Google Ads e Analytics

Atualmente, as principais estratégias de elaboração e distribuição de conteúdo em sites, blogs oficiais, e-mail marketing, redes sociais e transmissão ao vivo de vídeos, entre outras plataformas podem utilizar otimização orgânica de conteúdo.

Por outro lado, o uso do Google Analytics ajuda a mensurar os dados referentes à audiência real gerada para os sites e redes sociais do candidato e da organização política.

O principal objetivo dos conteúdos é conquistar a atenção do eleitor e apresentar conteúdos que atendam às expectativas dos eleitores e a necessidade de informação.

Por outro lado através da ferramenta de links patrocinados e de anúncios pagos mais popular da internet, conhecida como Google Adsense ou Google Ads é possível acelerar a obtenção de atenção de audiência nas primeiras páginas de pesquisa do Google.

Benefícios do monitoramento

A ferramenta de monitoramento de dados da Google ajuda a observar e verificar o comportamento do usuário no site, essa observação é considerada como uma das principais maneiras de otimizar campanhas de marketing político ou gerar insights.

Conhecendo o caminho e o comportamento do público perante o conteúdo é possível planejar melhor o conteúdo. A ferramenta de monitoramento da Google é uma das mais utilizadas por profissionais de marketing indicada para analisar, verificar e analisar o comportamento no site.

O Google Analytics foi desenvolvida pela empresa Google, é de uso gratuito e permite a integração da ferramenta com o site para geração de relatórios detalhados. Os dados são gerados em tempo real apresentando dados de navegação das páginas, registrando o tempo de permanência do usuário do site além de outros dados.

Todas essas informações geradas pelo programa de análise do Google são muito úteis para as estratégias de marketing de performance propiciando:

– Descobrir a localização dos usuários;
– O tempo no qual os usuários permanecem no site ou na página;
– Dados sobre taxas de conversão;
– Determinar quais canais geram mais leads (abrangência total de público);
– O caminho do visitante no site;
– Analisar quais páginas recebem mais ou menos visitantes;

Como instalar no site?

A ferramenta online de análise de dados do Google é muito fácil de ser instalada no site. O Analytics pode ser instalado através de um plugin quando o site ou o blog é editado através do wordpress ou por meio de código cedido pelo próprio Google para ser colado na configuração das páginas do site.

Porém, é importante abrir uma conta no Google para usar essa ferramenta, ler as condições de uso e aprender a utilizar o painel de controle. O uso da ferramenta é inteligível e fácil de usar.

Vantagens do Google Adwords

O Google Ads é muito usado para acelerar o volume de tráfego e aumentar o número de conversões de sites, blogs e links de redes sociais.

Para utilizá-lo é importante definir um objetivo claro antes de investir dinheiro na ferramenta de anúncios do Google. É importante pensar e planejar o porquê de investir em anúncios pagos, como por exemplo:

– Tornar a marca, o produto ou o candidato político mais conhecido;
– Lançar campanha ou e-book com o projeto de governo;
– Elevar a audiência dos sites oficiais dos candidatos;
– Conquistar apoio, seguidores e parceiros.

Cada objetivo pode ter uma meta específica, porém é importante que a equipe de campanha e de gabinete do candidato pesquise e compreenda o ambiente político, as expectativas da sociedade e demandas do cidadão, para saber qual objetivo atingir.

Dessa forma, o processo de planejamento e a execução das ações tornam-se muito mais fáceis, podendo gerar resultados mais eficientes.

Página de destino

Quando o usuário clica no link patrocinado ou no anúncio ele é levado direto para a página de destino. Essa página de destino pode ser o site oficial do candidato político, do mandatário que ocupa um cargo eletivo ou do partido político.

É importante que a página de destino tenham os códigos ou plugins do Analytics instalados para atualizar a mensuração de resultados e de visitações.

Por outro lado, a página de destino deve ser correspondente ao anúncio clicado anteriormente. Por exemplo, se o usuário encontra um link patrocinado oferecendo artigo sobre educação ele não pode ser levado para uma página de destino que aborda outro assunto diferente.

Quando o conteúdo da página de destino é correspondente ao link patrocinado o usuário fica isento da necessidade de ter que navegar em outras páginas no site gerando o risco de perda de conversão de audiência e consumo de conteúdo.

Geralmente, a página de destino é fundamental para definir o índice de qualidade dos anúncios pagos. É importante otimizar as páginas editando cada uma para complementar o que está escrito no anúncio e no próprio link patrocinado.

Conclusão

A utilização do Google Ads e do Analytics é fundamental para acelerar o ganho de leads e popularizar determinado conteúdo na internet com a geração de dados que ajudarão a otimizar e especificar o comportamento dos visitantes.

Para o marketing digital aplicado para políticos é importante realizar o trabalho de convencimento e engajamento dentro de um ambiente digital e interativo. A interatividade e a informação são as ferramentas essenciais do marketing político digital. Investir em anúncios pagos e geração de dados ajuda a criar novos objetivos mais assertivos.

Caso tenha alguma dúvida sobre o uso correto do Google Ads para sua próxima estratégia de marketing político digital, fale conosco, teremos o maior prazer em assessorá-lo(a).

Darlan Campos é Consultor em Marketing Político, professor, escritor e membro fundador do CAMP - Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político. Especialista em Marketing Político e Comunicação Estratégica, Diretor executivo da República Marketing Político (http://republicamarketingpolitico.com.br/). Autor de dois livros sobre a temática: ‘Nas ruas e nas redes – estratégias de marketing político’, publicado pela editora Soares/SP, lançado em 2017, e 'Marketing Político - construção de candidaturas vitpriosas', editora Lexia/SP. Atua como consultor em Marketing Político com foco em campanhas eleitorais, mandatos parlamentares ou gestão e estratégia de comunicação política em estados e municípios. Tem experiência em: marketing político e público, marketing político digital administração de crise, planejamento de comunicação, e em estratégia para mobilização de causas.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.

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