A importância do Email Marketing na comunicação política - ES360

A importância do Email Marketing na comunicação política

Desde a invenção do email e da popularização do mesmo, se tornou comum enviar e receber email marketing.

Nos dias atuais mensagens formatadas com design e conteúdo editorial tem sido cada vez mais comum nas caixas de entradas de e-mail.

Na área comercial, o e-mail marketing ajuda a apresentar promoções de lojas e sorteios de blogs de forma rápida e otimizada. O e-mail marketing também ajuda na campanha política como forma de manter o eleitor/cidadão informado.

Email marketing para a política

O email marketing pode apresentar estratégias importantes para a área política, seja para apresentar um pensamento ou análise informacional ou apresentar as propostas de um candidato a um cargo eletivo.

Na atualidade, as pessoas usam muito a internet para se manterem informadas, principalmente, através das redes sociais, sites confiáveis e e-mail marketing.

O candidato a um determinado cargo eletivo pode, durante as eleições, organizar uma lista de contatos com endereços de e-mails de eleitores para mantê-los informados sobre seus eventos, debates, propostas e programa de governo.

Durante as eleições as fontes de informações tornam-se mais intensas, e o envio de e-mail marketing para os eleitores é uma grande oportunidade para manter eleitores e influenciadores informados.

Email marketing não é spam

O e-mail marketing não é spam, a lista de contatos deve se basear em endereços de e-mails autorizados recolhidos através do próprio site oficial do candidato e nos eventos públicos.

Por ser um envio permitido, a mensagem do e-mail marketing não pode ser considerada spam, pois a mensagem foi solicitada através de um cadastro no site ou por meio de uma landing page.

Benefícios do email marketing

O envio de e-mail marketing apresenta grandes benefícios para a área política, principalmente, durante as eleições. Sabemos que as redes sociais também possui grande potencial para impulsionar uma campanha política, porém, o envio de um e-mail bem redigido consegue direcionar a mensagem para o público certo.

Dessa forma, a campanha política conseguirá comunicar de maneira mais assertiva e direta com seu público-alvo sem depender dos algoritmos utilizados pelo Google e pelas redes sociais.

Dessa forma, o e-mail marketing ajuda a aprimorar o posicionamento perante o eleitorado, seja para um público abrangente ou específico.

Dessa forma a campanha política consegue conquistar mais eleitores.

No caso de um e-mail marketing político existe a possibilidade de disponibilizar um endereço de e-mail ou hotsite para o eleitor dar o seu feedback, ou seja, responder e dar a sua opinião.

Dicas para o e-mail marketing político vencedor

Existem muitos padrões de linguagem textual e visual para aprimorar o seu modelo de e-mail marketing.

É necessário definir uma estratégia para abordar o público de forma correta e ética. Leia a seguir algumas dicas para ajudar no seu e-mail marketing vencedor.

Não compre listas de e-mails

Nunca compre listas de e-mails pronta, muito menos no camelô de rua.

Inicialmente há dois riscos visíveis nessa prática, a primeira de você comprar uma lista de e-mails inexistentes e a segunda de você correr o risco de enviar as mensagens para pessoas erradas que não gostam de receber esse tipo de mensagem.

Independente do segmento, comprar lista de e-mails é ruim para o email marketing.

As listas prontas são perigosas e tornarão o seu envio mal percebido como spam, pois o usuário verdadeiro de determinado e-mail não solicitou aquela mensagem.

Ter mensagens sinalizadas como spam é ruim, principalmente, para o político e candidato a um cargo eletivo. Essa sinalização de spam gera um peso negativo na imagem do candidato.

É necessário trabalhar de forma estratégica fazendo com que as pessoas solicitem o envio do conteúdo do email marketing.

Objetivos do email marketing

É necessário definir os objetivos do e-mail marketing para a campanha política.

A ferramenta pode ser utilizada para: aumentar o número de seguidores nas redes sociais, divulgar informação relevante, colher solicitações importantes dos seus eleitores, definir listas de prioridades e temas, provocar um debate, enaltecer o nome e legenda do candidato, criar um grupo de apoiadores, aproximar os eleitores.

Escolha o conteúdo a ser enviado

O conteúdo do email marketing precisa ter linguagem coloquial, simples e de fácil entendimento para todos os níveis intelectuais dos leitores. A informação precisa ser apresentada de maneira clara, direta e precisa.

Busque objetividade, pois boa parte das pessoas não têm tempo para ler conteúdos longos e complicados.
• Procure entender as demandas e temas mais abordados pela população e pelos eleitores.
• Tente identificar a linguagem e os temas mais interessantes.
• Caso haja diferentes grupos de interesse é importante segmentar os envios das mensagens, especificando para cada grupo de pessoas os estilos de linguagem textual e visual.

A formatação

É importante que o email marketing seja bem formatado, a formatação está ligada diretamente com o design e tamanho da “caixa” de textos e imagens de forma que a mensagem seja leve para carregar e responsivo, ou seja, possa ser lida no PC, no celular ou no tablet.

A formatação pode utilizar a linguagem de configuração HTML.

De qualquer forma, é importante redigir os textos do conteúdo em outro programa de textos para depois migrá-los para o software de formatação e envio de mensagens.

Acompanhe os resultados

Muitos programas de envio de email marketing permite acompanhar os dados de envio, recebimento e verificar quantas pessoas abriram e leram as mensagens.

Também é possível verificar qual foi o link mais aberto e acessado pelos leitores. Esses dados podem ajudar a manter ou alterar as estratégias de marketing no envio de mensagens para os eleitores.

Conclusão

Seja objetivo ao formatar um e-mail marketing. Busque clareza e objetividade. Evite textos longos demais e fotos pesadas.

A linguagem e o conteúdo do email marketing precisa criar proximidade e relação informacional entre a campanha política e o eleitor.

Apresenta informação diferenciável que a grande mídia não esteja oferecendo. Pontue as propostas de governos e divulgue bastante a agenda do candidato.

Podemos considerar o e-mail marketing como uma poderosa ferramenta para divulgar candidatos, legendas e propostas de leis e de governos. Ter uma lista ativa de emails é extremamente importante para o sucesso de qualquer campanha política em plena era digital.

Darlan Campos é Consultor em Marketing Político, professor, escritor e membro fundador do CAMP - Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político. Especialista em Marketing Político e Comunicação Estratégica, Diretor executivo da República Marketing Político (http://republicamarketingpolitico.com.br/). Autor de dois livros sobre a temática: ‘Nas ruas e nas redes – estratégias de marketing político’, publicado pela editora Soares/SP, lançado em 2017, e 'Marketing Político - construção de candidaturas vitpriosas', editora Lexia/SP. Atua como consultor em Marketing Político com foco em campanhas eleitorais, mandatos parlamentares ou gestão e estratégia de comunicação política em estados e municípios. Tem experiência em: marketing político e público, marketing político digital administração de crise, planejamento de comunicação, e em estratégia para mobilização de causas.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.

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