A importância do debate para o aprendizado - ES360

A importância do debate para o aprendizado

  • Por Marcel Damásio

Neste mês de novembro, estamos encerrando nosso ciclo de formação IBEF Academy 2020 e iniciando o processo seletivo para receber novos associados em 2021. Para apresentar melhor o IBEF Academy, decidi escrever este artigo contando um pouco da minha experiência nesse primeiro ano do ciclo e o quanto ele contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal.

Mas, antes, vou contar como cheguei ao IBEF. No início de 2019, decidi buscar mais conhecimento sobre temas como gestão, finanças e economia. Assim, passei a ler livros, acompanhar notícias e escutar podcasts voltados a esses assuntos frequentemente. Com o passar dos meses, senti falta de ter com quem debater sobre o que eu estava aprendendo e percebi que precisava me aproximar de pessoas que pudessem contribuir com o meu aprendizado.

Enquanto refletia sobre isso, eu me dei conta de que há meses meus amigos Alexandre Pedroni e Felipe Candeia vinham me convidando para os eventos do IBEF Jovem e eu sempre priorizava outros compromissos (obrigado por terem insistido). Assim, decidi participar do IBEF Hour de novembro daquele ano e avaliar se ali eu encontraria o ambiente que estava procurando.

E que evento foi aquele! Uma mesa-redonda sobre os desafios e as oportunidades do mercado financeiro do Espírito Santo com a participação dos craques Michel Sarkis, Márcio Furtado e Felipe Rigoni. Fiquei impressionado com o alto nível do bate-papo, o ambiente aberto a perguntas, a mediação impecável do ibefiano jovem Marco Antônio e a recepção amigável na confraternização após o evento. Naquele dia, tive a certeza de ter encontrado o ambiente de aprendizado que eu buscava. Então, ali mesmo, preenchi minha ficha de associação e passei a fazer parte do IBEF Jovem.

Mal sabia eu que a decisão sairia melhor que a encomenda. Poucas semanas depois, a diretoria do IBEF Jovem anunciou a criação de um ciclo de formação voltado para jovens interessados no desenvolvimento pessoal pautado em temas como economia, finanças, gestão e liderança, em um ambiente colaborativo e aberto a debates. Nem pensei duas vezes e já fiz logo minha inscrição para o processo seletivo.

Desde então, passei a conviver com outros jovens igualmente interessados no aprimoramento de suas habilidades de liderança e comunicação, com muita sede de aprender e debater sobre o contexto econômico capixaba e brasileiro. No decorrer de 2020, estudamos livros, promovemos debates pautados na liberdade econômica, participamos de workshops e palestras com gigantes, como Renan Chieppe, Arilton Teixeira, André Bona, Marcelo Takahashi e muitos outros.

O IBEF Academy tem sido essencial no aprimoramento das minhas habilidades de comunicação e no meu aprendizado contínuo. Mais do que conhecimento, esse ciclo de formação vem me mostrando o quão valioso é conviver com pessoas com quem possamos debater ideias comuns e, principalmente, ideias divergentes.

Você também está em busca de um ambiente que fomente a integração entre pessoas que voluntariamente contribuem para o seu desenvolvimento em temas como liderança, gestão, economia e finanças? Então te convido a se associar ao IBEF e conviver com pessoas que certamente irão contribuir para o seu crescimento pessoal.

Sobre o Autor

Marcel Damásio. Foto: Divulgação
Marcel Damásio. Foto: Divulgação

Marcel Damásio é graduado em Ciências da Computação pela UFES, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV/MMurad e atualmente é Coordenador de Inovação em Meios de Pagamento no Banestes.

Ibef Academy é o ciclo de formação do IBEF Jovem ES, focado em conteúdo das áreas de finanças e economia. Seu objetivo é melhorar o ambiente de negócios e financeiro do Espírito Santo, através da auto capacitação de seus membros nas referidas áreas. O IBEF Jovem ES, por sua vez, é o braço do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (IBEFES) que reúne profissionais com até 35 anos.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.


Comentários:


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Colunas