A importância da educação financeira - ES360

A importância da educação financeira

A atual fase da economia, em que temos uma taxa básica de juros a 2%, está fazendo com que a população busque oportunidades de investimento que remunerem o capital minimamente acima da inflação.

Todavia, é comum, ao conversar com pessoas do seu círculo de amizades e familiar, ouvir uma reclamação neste atual momento: a de que o dinheiro investido já não rende mais como em anos anteriores, ou até mesmo que está com rentabilidade negativa.

Nos últimos quatro anos, vivenciamos uma forte queda da taxa de juros, de mais de 14% para os atuais 2%. Essa queda provocou não só a redução da rentabilidade aparente dos investimentos em renda fixa, mas também a queda da rentabilidade real (acima da inflação). Dessa forma, a educação financeira surge como diferencial aos poupadores: saber diferenciar rentabilidade aparente de rentabilidade real, saber os reais riscos que estão correndo em sua carteira de investimentos e, literalmente, saber no que estão investindo são itens básicos para o investidor.

E ainda temos outro importante ponto para debate: o investimento em renda variável, como ações. Vivenciamos um forte aumento do número de CPFs ingressantes na Bolsa de Valores nos últimos anos, com muitos investidores novatos e sem experiência, que não sabem os riscos do investimento em ações.

Mesmo sem saber, tais investidores estão “Arriscando a Própria Pele”, como destacado por Nassim Taleb. Mas, esse risco está oculto para boa parte dos investidores, que estão migrando para um investimento arriscado com o pensamento de renda fixa. Portanto, uma boa assessoria é fundamental aos investidores para conhecimento sobre o tema.

Posto isso, é essencial ressaltar a importância da educação financeira para os atuais investidores e também para os futuros investidores. Noções de taxa de juros, renda fixa e aplicações financeiras são conceitos matemáticos de extrema utilidade para toda a vida e não ensinados em nossas escolas.

Que as instituições de ensino e os pais pensem sobre este assunto!

Sobre o autor

Aziz Xavier Beiruth. Foto: Divulgação
Aziz Xavier Beiruth. Foto: Divulgação

Aziz Xavier Beiruth é Doutor e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Professor Associado da Fucape Business School e Sócio de Finanças Corporativas da MCS Markup.

Ibef Academy é o ciclo de formação do IBEF Jovem ES, focado em conteúdo das áreas de finanças e economia. Seu objetivo é melhorar o ambiente de negócios e financeiro do Espírito Santo, através da auto capacitação de seus membros nas referidas áreas. O IBEF Jovem ES, por sua vez, é o braço do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (IBEFES) que reúne profissionais com até 35 anos.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Colunas