5 mil vagas temporárias no comércio para o final de ano - ES360

5 mil vagas temporárias no comércio para o final de ano

No Polo de Moda da Glória serão 800 postos de trabalho nas 1.200 lojas do local. E há chance de contratação

Shopping Mestre Álvaro. Foto: Chico Guedes
Black Friday, no mês de novembro, é uma das datas de grande movimento nos shoppings. Foto: Chico Guedes

Com a proximidade das festas de fim de ano, o comércio já se prepara para atender ao aumento do movimento de compras. A Fecomércio (Federação do Comércio do Espírito Santo) estima que as lojas contratem entre 4 mil e 5 mil pessoas para postos temporários de trabalho, que vão de outubro a dezembro.

Só no Polo de Moda da Glória, em Vila Velha, estão previstas 800 vagas para o fim de ano. No shopping Vitória devem ser contratadas 100 pessoas para trabalhar no mesmo período.
Essa é uma oportunidade para quem deseja voltar ao mercado de trabalho em tempos de desemprego em alta no país. A última taxa divulgada pelo IBGE, no final de agosto, foi de 11,8% de desocupação.

Muitas dessas contratações para trabalhar no varejo ocorrem em shoppings e em polos comerciais, como Glória e Laranjeiras. Mas elas também são abertas no setor de serviços, que, mesmo registrando no primeiro semestre uma queda de 1,7% (em relação ao mesmo período do ano passado), mantém o otimismo para as festas de fim de ano e o verão, segundo a Fecomércio.

Para o presidente da entidade, José Lino Sepulcri, o panorama atual é de otimismo, principalmente com a liberação de uma parcela do FGTS neste segundo semestre, estimulando o consumo e a quitação de dívidas, o que reabre o crédito para novas compras.

A gestora do Polo de Moda da Glória, Aline Frasson, destaca que há grandes chances de contratação para quem proveitar uma das 800 oportunidades abertas nas 1.200 lojas do polo.
Nos shoppings da Grande Vitória, a movimentação começa a partir de novembro, para os trabalhadores atuarem da Black Friday até o Natal. Geralmente há chances para vendedor, caixa e estoquista. Alguns deles oferecem em seus sites um campo para cadastrar o currículo e também informam as vagas disponíveis no momento.

Mas a dica da gerente de Marketing do shopping Moxuara, Melina Klein, é ir até o shopping e entregar o currículo pessoalmente na loja que gostaria de atuar. “O acesso é mais fácil, pois a pessoa tem a oportunidade de já entregar para um gerente ou supervisor”, diz.

Dicas para conseguir o emprego

Na opinião da diretora do Selecta Instituto de Psicologia, Vânia Goulart, para conseguir uma das vagas o candidato deve se mostrar ativo e também conhecer a empresa onde quer trabalhar, fatores que causam boa impressão na hora da entrevista. E como também tem muita gente procurando vaga, ela indica, ainda, que o candidato tenha disponibilidade para ocupar funções similares.

ENVIE SEU CURRÍCULO:

Shopping Praia da Costa, Mestre Álvaro, Montserrat e Moxuara

O cadastro do currículo pode ser feito na aba Fale Conosco, no site de cada shopping. Lá também ficam as vagas disponíveis.

Polo de Moda Glória

O envio de currículo pode ser feito pelo site www.modagloria.com.br/trabalhe-conosco/.

Shopping Vitória

Vai oferecer 100 oportunidades. As vagas serão abertas a partir de novembro e serão disponibilizadas pelo site www.shoppingvitoria.com.br

COMO CONSEGUIR UMA VAGA:

Atitude

Se mostrar ativo na busca por um emprego é um dos grandes diferenciais do mercado hoje. Nessa época em que aumentam o número de vagas temporárias, que podem se tornar efetivas, é importante ficar atento às oportunidades em lojas e restaurantes que contratam nesse período devido ao aumento do movimento. Por isso, procure ir aos locais onde deseja trabalhar e se apresentar.

Cadastro em site

Se o caminho para a vaga for cadastrar pelo site é importante colocar o maior número de informações possíveis para ampliar o leque para contratação, com todas as suas habilidades. Se for em papel, a recomendação é fazer um currículo personalizado para cada vaga que for se candidatar.

Conheça a empresa

Antes de uma entrevista, é bom estudar para conhecer a empresa, o que ela faz, qual produto oferece. Quando a pessoa mostra interesse, pode causar boa impressão no recrutador e podem aumentar as chances de contratação.

Olho nas redes sociais

Os candidatos a vagas de emprego precisam ficar atentos a quais mensagem suas redes sociais passam, pois elas não podem ser dissociadas do perfil apresentado no currículo pelo candidato.

Atento à postura

É importante lembrar também da postura tanto na hora de deixar o currículo em uma loja quanto durante a entrevista. tome cuidados com a sua aparência. Não precisa ser roupa nova, mas é importante que esteja limpa.

Se dispor a ir para áreas afins

Com as taxas altas de desemprego, a pessoa que busca recolocação pode se mostrar aberta e disponível para áreas afins para aumentar as chances de contratação. Algumas características de certas formações podem contribuir para outras funções, como um engenheiro com bom raciocínio lógico pode atuar com análise de contrato, por exemplo.

Mais notícias
Dia a dia

Há um ano, covid-19 era identificada no Espírito Santo

Dia a dia

Governo do ES abre mais de 10 leitos de UTI em Vitória

Dia a dia

Mapa de Risco: Apenas Ibatiba está em risco alto no Espírito Santo

Dinheiro

Motoristas questionam cobrança de imposto do diesel em nota fiscal