100 bares e restaurantes recebem selo de "Restaurante Responsável" no ES - ES360

100 bares e restaurantes recebem selo de “Restaurante Responsável” no ES

A iniciativa busca incentivar o cumprimento de medidas de prevenção ao novo coronavírus estabelecidas pelos órgãos responsáveis por cada setor

Restaurantes da Grande Vitória terão horário ampliado. Foto: Divulgação
Restaurante. Foto: Divulgação

 

No Espírito Santo, até esta sexta-feira (12), 100 bares e restaurantes aderiram ao selo “Restaurante Responsável”, desenvolvido pelo Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Espírito Santo (Sindbares) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com o Sebrae, e se apresentam como adequadas às normas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus.

O presidente do Sindbares, Rodrigo Vervloet, disse que a iniciativa tem como objetivo o entendimento de que o setor de alimentação fora do lar é um local seguro e que adota todas as medidas necessárias neste período de pandemia. A ideia é que o consumidor possa identificar quais são os estabelecimentos que seguem os protocolos e, caso contrário, possa denunciar o descumprimento das medidas aos órgãos responsáveis. O levantamento feito mostra que a maior adesão até o momento foram dos estabelecimentos da Grande Vitória.

“Para receber o selo o empresário deve assinar um termo de compromisso junto ao Sindbares e a Abrasel. Esse selo é emitido e colocado na entrada dos ambientes. Existe também a cartilha de conscientização para o proprietário de estabelecimentos, em que existem instruções para auxiliar no dia a dia de bares, restaurantes e similares. A ideia é mostrar que o setor de alimentação fora do lar é um local seguro”, explicou o presidente do Sindibares.

Selo Turismo Responsável Limpo e Seguro

A Secretaria de Estado de Turismo desenvolveu o selo Turismo Responsável Limpo e Seguro. A iniciativa busca incentivar o cumprimento de medidas de prevenção ao novo coronavírus estabelecidas pela Associação Brasileira de Viagem (ABAV).

Já são 540 os empreendimentos no Espírito Santo que aderiram ao selo do governo do Estado. No ranking das 15 atividades que compõem o segmento, a adesão às normas é maior nas agências de viagem, meios de hospedagem, guias de turismo, restaurante, cafeterias e bares, transportadoras turísticas e organizadores de eventos, respectivamente. O maior volume de adesão é percebido nos estabelecimentos localizados em Vitória, Vila Velha, Guarapari, Serra, Cariacica, Aracruz e Itaúnas (Conceição da Barra).

“Este cuidado e empenho dos empresários em buscarem a adequação sanitária é o primeiro passo para que a atividade vá retomando, aos poucos, com toda a segurança necessária para todos”, explica o secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana.

Além das recomendações sanitárias aos empreendimentos, estão disponíveis também as normas sanitárias aos turistas. “Cabe ao turista estar atento ao cumprimento por parte dos empresários e também cumprir as regras que cabem a cada um de nós, tendo, principalmente, o respeito ao próximo”, enfatiza o secretário de Turismo.

Para solicitar o selo Turismo Responsável Limpo e Seguro o interessado deve acessar o site www.turismo.gov.br/seloresponsavel , ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e estar com a situação regular no Cadastur. Em caso positivo, ele deve aderir à autodeclaração que atende aos pré-requisitos determinados. Em seguida, será encaminhado para uma área do site onde pode realizar o download do selo para impressão.

O selo, que é totalmente gratuito, deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code, por meio do qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional. Além disso, possibilitará a realização de denúncias em caso de descumprimento, o que poderá resultar em revogação do selo.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Capixabas já podem emitir nova carteira de identidade

Dia a dia

ES registra o menor número de assassinatos desde 1996

País

Com pandemia, varejo elimina 75 mil lojas

Dia a dia

Com ações inclusivas, Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência